ptzh-CNenfrdeitrues

O português como língua de ciência e de cultura | 5 mai

Data
05 de maio às 18h30 - A decorrer em direto no Facebook do IPLUSO.
Local
Online
Resumo

Instituído em novembro de 2019 pela Conferência Geral da UNESCO, o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio) é o reconhecimento da comunidade internacional à importância do português na atualidade.

Para além do grupo de países que reconhecem na língua portuguesa a sua principal forma de expressão e de comunicação, assumindo-a como "língua oficial", o português é também um veículo de comunicação e de identidades um pouco por todo o globo através das inúmeras comunidades migrantes de cidadãos oriundos de países da CPLP.

Com uma comunidade de falantes a aproximar-se dos 300.000 milhões, o português é hoje uma das línguas em maior crescimento demográfico, sendo ainda procurada em muitas geografias como segunda língua devido às oportunidades que abre em termos de expansão de negócios. A reflexão sobre o lugar do português como língua de cultura e de ciência é da maior pertinência e coloca-nos perante uma equação de futuro, longe das nostalgias e das visões apenas históricas.

Programa

Abertura:

  • Manuel de Almeida Damásio (Presidente da Cofac)

Oradores:

  • Ana Paula Laborinho (Diretora · ‎Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura)
  • José Paulo Esperança (Vice-Presidente da FCT)
  • Isabel Baltazar - Instituto de História Contemporânea (IHC) da FCSH - Universidade Nova de Lisboa

Moderação e síntese final:

  • Alexandre Honrado (Escritor; Docente Un. Lusófona)
  • Paulo Mendes Pinto (Ensino Lusófona - Cons. Superior Académico)
Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2021 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.