Webinars sobre Engenharias e Tecnologias

Descrição
Ciclo de Webinars organizado pela EET - Escola de Engenharia e Tecnologias do IPLUSO.

13 de maio - 12h00 - O que é a Internet das Coisas? - Aceder
Orador: Carlos Limão

17 de maio - 12h00 - Microprocessadores e aplicações - Aceder
Orador: Sérgio Ferreira

18 de maio - 14h00 - A evolução e a perspetiva futura da segurança nas redes de comunicações móveis- Aceder
Orador: João Pedro Pavia

24 de maio - 14h00 - Energias Renováveis- presente e futuro- Aceder
Orador: Jaime Silva

26 de maio - 14h30 - Cibersegurança Operacional- Aceder
Orador: David Russo

2 de junho - 12h00 - Drones na Industria- Aceder
Orador: João Pedro Carvalho

Oradores

carlos-simao.png

Carlos Limão

Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo IST. Professor Auxiliar Convidado no IPLuso e na ULHT. Iniciou o percurso profissional como investigador contratado no INESC onde desenvolveu a versão do sistema operativo usada pelos CTT no projeto de automação dos balcões de atendimento ao público. Passou depois pela OCTAL onde foi responsável pelo desenvolvimento da solução de auto-atendimento para a venda títulos de transporte, instalada no ML. Desde 2000 é sócio gerente da BitStuff, empresa especializada no projeto e desenvolvimento à medida de soluções hardware e software, onde tem sido responsável por variados projetos nas áreas dos transportes, automação e controlo, atendimento ao público, e transformação digital.

sergio-ferreira.png

Sérgio Ferreira
Sócio Gerente da BitStuff Lda

Engenheiro Eletrotécnico pelo IST. Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo IST. Foi Docente Assistente no curso de Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Informática do IST. Atualmente leciona como professor auxiliar convidado na Universidade Lusófona LX desde 1998. Na atividade atual de docente leciona as disciplinas de Sistemas Digitais, Arquitetura de Computadores e Eletrónica. Na atividade empresarial é responsável pelo projeto hardware de sistemas á medida para empresas nacionais relevantes tais como a EFACEC, CTT, Metro de Lisboa, Fertagus e CP.  As suas áreas de interesse são a modelação/simulação assistida por computador e ambientes de CAD aplicados ao desenho de circuitos impressos em sistemas microprocessados.

joao-pedro-pavia.png

João Pedro Pavia

Formou-se em Engenharia de Telecomunicações e Informática pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, em 2018. No mesmo ano, ingressou no Instituto de Telecomunicações como assistente de investigação graduado. Trabalhou para um projeto internacional financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo TUBITAK (Conselho de Investigação Científica e Tecnológica da Turquia) com o objetivo de compreender a interação entre os detetores de descarga luminescente e as ondas dos Terahertz (THz), a fim de desenvolver uma nova geração de sistemas de imagem para aplicações de segurança.

Atualmente desenvolve investigação no âmbito da conceção de esquemas de comunicações sem fios para comunicações nas ondas milimétricas e de THz para a sua tese de doutoramento. Tem como seus interesses de investigação o design de aplicações para a banda dos THz, redes de comunicação sem fios,  processamento de sinal, segurança em telecomunicações e machine learning. Serve como revisor de revistas do Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), nomeadamente a Applied Sciences, a Electronics e a Photonics.

jaime-silva.png

Jaime Silva

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela ULHT no ramo de Energia e Potência. Ao longo da sua carreira no departamento de Infraestruturas Aeroportuárias na SIEMENS, SA desempenhou as funções de Project Manager e Engenheiro Eletrotécnico nas áreas de eletricidade, etromecânica, automação, rede estruturada e instalações especiais, quer a nível Nacional quer a nível Internacional.

david-russo.png

David Russo

CTO da CyberS3c e Co-coordenador da Academia Nacional de Cibersegurança. É especializado em Offensive Hacking, Industrial Intelligence e Cibersegurança Industrial. Conta com várias certificações nacionais de segurança, bem como várias certificações relacionadas com estratégia, segurança de infraestruturas críticas e implementação de medidas de segurança em sistemas ICS pela Homeland Security (USA). Engenheiro, formado pelo Técnico Lisboa (MSc.), e leciona várias temáticas de segurança de informação, em várias instituições e faculdades como: Universidade Lusófona (LISS), Instituto Politécnico da Lusofonia e IST de Lisboa. Desenvolve investigação de segurança em sistemas ICS/SCADA.

joao-pedro-carvalho.jpg

João Pedro Carvalho

João Pedro Carvalho nasceu em Almada, Portugal, em 1993. Recebeu o Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, em 2017, e o Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores em 2021. Atualmente Professor Auxiliar da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa. Em termos de Pesquisa, atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento de Robótica Aérea desde 2016.