Sessão de Abertura e Boas-Vindas Ano Letivo 20/21

Caro(a) aluno(a),
Queremos, não só, dar-te as boas vindas ao Instituto Politécnico da Lusofonia e desejar-te boa sorte em todos os teus trabalhos e atividades académicas, mas também pedir o teu maior empenho, esforço e dedicação nesta nova etapa da tua vida que agora se inicia.
Queremos que todos os estudantes façam parte e se envolvam neste novo projeto educativo de ensino superior politécnico a ser desenvolvido pelo IPLUSO.

No atual contexto, provocado pela situação pandémica que vivemos, a segurança de todos será a nossa primeira prioridade. Para reduzir a utilização e pressão sobre os espaços iremos combinar a vertente presencial das aulas, maioritária, com alguma componente de ensino à distância. Os estudantes do primeiro ano serão alvo de atenção considerando a importância da dimensão presencial no início do contacto com o IPLUSO. Sabemos que a vivência académica resulta da participação nas atividades académicas, culturais e mesmo desportivas sendo essenciais para promover a aquisição e desenvolvimento de competências transversais por parte dos estudantes.

As turmas terão um menor número de alunos e os horários serão alargados e desfasados por forma a evitar aglomerações quer seja no acesso quer seja em outros momentos. A limpeza e desinfeção dos locais e objetos será uma prioridade, assim como a definição de percursos separados, quer de entrada e saída, quer de circulação. Serão instalados dispensadores de gel desinfetante. Obviamente que o uso de máscara será obrigatório nas instalações do IPLUSO.

O Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO) é uma instituição de ensino superior politécnico criada em junho de 2019, sendo constituído por seis escolas superiores: ERISA (Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches), ESCAD (Escola Superior de Ciências da Administração), ESEL (Escola Superior de Educação da Lusofonia), ESCIA (Escola Superior Comunicação, Inovação e Artes), ESPA (Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal) e a ESET (Escola Superior de Engenharia e Tecnologias). Algumas das escolas, ESEL, ESCIA, ESPA e ESET irão iniciar a sua atividade no presente ano letivo, admitindo os primeiros alunos. É um enorme desafio de construção! Em todas as escolas há uma oferta formativa diversificada entre CTeSP’s, Licenciaturas e Mestrados (alguns deles em fase de aprovação nos órgãos da tutela) por forma a desenvolver um ensino baseado na aquisição de competências de natureza profissional, através da articulação do estudo, da educação e da investigação científica e tecnológica conjuntamente com a prestação de serviços, contribuindo para a valorização profissional, social e cultural dos recursos humanos da sua comunidade envolvente.

Tudo faremos para que a vossa formação nesta instituição seja um fator de sucesso nas vossas vidas, tanto profissional como pessoal.
O ano letivo anterior foi um ano difícil, a pandemia afetou-nos a todos. Gostaríamos de enaltecer a criatividade, a capacidade, a adaptação e a solidariedade de todos os intervenientes (estudantes, docentes, administração, pessoal técnico, administrativo e de apoio) num processo radical de modelo letivo. Passámos de um modelo 100% presencial para um modelo 100% à distância num curto espaço de tempo. Todos se adaptaram rapidamente às circunstâncias por forma a vencermos as dificuldades mantendo o compromisso de ensinar e aprender. Foi um esforço coletivo que, julgamos, ter tido êxito, sendo justo enaltecer.

É impossível prever a evolução futura da pandemia. É incerto o que futuro (próximo ou mais distante) nos reserva, mas sabemos que, qualquer seja a dimensão do desafio, estaremos prontos para organizar uma resposta adequada.
Para isso, todos somos necessários!

• EET - ESCOLA SUPERIOR DE ENGENHARIA E TECNOLOGIAS
  • ESCIA - ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E ARTES