CTeSP em Gerontologia
Diretor / Coordenador
Maria João Fernandes / João Longo
Apresentação
O Curso Técnico Superior Profissinal de Gerontologia, do Instituto Politécnico da Lusofonia, pretende dar resposta à necessidade crescente de formar técnicos habilitados para uma prática de cuidados e/ou apoios nas atividades de vida diária, com carácter instrumental ou outro, dirigido à pessoa idosa e com competência para desenvolver intervenções de natureza socioeducativa, promotoras do bem-estar e da qualidade de vida, numa perspetiva sistémica, em articulação com diferentes equipamentos sociais e de saúde.
Objectivos
O CTeSP de Gerontologia, da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches - Instituto Politécnico da Lusofonia, visa formar técnicos aptos para conceber, gerir, planificar e administrar serviços de apoio gerontológico num quadro de diversidade de contextos e instituições implicados na intervenção multidimensional no envelhecimento e na velhice, mobilizando e articulando estratégias que visem a saúde e bem-estar da pessoa idosa, numa lógica inter e multidisciplinar.
Competências
O plano de estudos do CTeSP de Gerontologia do IP Luso pretende que os alunos ao terminarem o curso sejam capazes de:
- Gerir e dinamizar programas de intervenção promotores do bem estar à pessoa idosa em contexto domiciliário ou institucional;
- Planear e executar ações de orientação e apoio na realização de atividades da vida diária e atividades instrumentais quotidianas, em função das necessidades da pessoa idosa;
- Planear, dinamizar e participar no desenvolvimento de atividades de animação e ocupação de tempos livres do indivíduo;
- Integrar redes formais de suporte social e equipas multidisciplinares na promoção e recuperação da saúde familiar e comunitária;
- Gerir situações de vulnerabilidade e avaliar situações de risco físico e psicossocial, planear e desenvolver ações de proteção do indivíduo.
Equipamentos e Instalações
A Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, do Instituto Politécnico da Lusofonia, dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:
- Biblioteca especializada e geral;
- Salas de Aula;
- Salas de Estudo;
- Auditórios;
- Laboratórios: Enfermagem, Informática e Computação, Biologia, Química, Microbiologia, Cuidados Paramédicos, Ciências Biomédicas.
Saídas Profissionais
Os diplomados do CTeSP de Gerontologia podem desempenhar funções nas seguintes entidades/organismos:
- Centros de Dia;
- Casas de Repouso;
- Lares;
- IPSS- Instituições Particulares de Solidariedade Social;
- Empresas de Cuidado ao Domicílio.
Condições de admissão
- Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
- Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
- Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.
Áreas relevantes para Ingresso
Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:
- Biologia
- Português
Plano de Estudos
Unidade Curricular | ECTS |
---|---|
Anatomofisiologia/ Anatomophysiology | 7 |
Biologia e Bioquímica/ Biology and Biochemistry | 5 |
Técnicas de Comunicação/ Communication Techniques | 3 |
Funcionalidade, Bem-estar e Qualidade de Vida/ Functionality, Well-being and Quality of Life | 4 |
Psicologia do Desenvolvimento e Ciclos de Vida/ Developmental Psychology and Life Cycles | 4 |
Envelhecimento: Fundamentos Gerais/ Aging: General Foundations | 7 |
Nutrição no Ciclo de Vida/ Nutrition in the Life Cycle | 5 |
Educação Familiar e Comunitária/ Family and Community Education | 5 |
Organização e Gestão Aplicada à Gerontologia/ Organization and Management Applied to Gerontology | 3 |
Resposta às necessidades e bem-estar do Idoso I/ Responding to the needs and well-being of the Elderly I | 8 |
Boas Práticas na Intervenção Terapêutica/ Good Practice in Therapeutic Intervention | 5 |
Patologias Médicas do Envelhecimento | 4 |
Métodos de Animação Socio-educativa: ferramentas digitais/ Methods of Animation Socio-educational: digital tools | 8 |
Respostas Formais e Informais no Envelhecimento/ Informal and Informal Answers in Aging | 3 |
Primeiros Socorros/ First aid | 5 |
Cidadania e Direitos Humanos/ Citizenship and Human Rights | 3 |
Resposta às necessidades e bem-estar do Idoso II/ Responding to the needs and well-being of the Elderly II | 8 |
Multiculturalidade e Intervenção/ Multiculturality and Intervention | 3 |
Estágio/ Internship | 30 |
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal