CTeSP em Instalações Elétricas e Automação

DGES - N.º de registo e data: R/Cr 56/2019 de 18-11-2019

Apresentação

O Curso Técnico Superior Profissional de Instalações Elétricas e Automação, inserido na Escola de Engenharia e Tecnologia, do Instituto Politécnico da Lusofonia, tem como objetivo principal preparar os futuros profissionais desta área com técnicas de elevado grau de competência para o exercício da sua atividade. Os estudantes são confrontados com um sistema de ensino exigente que privilegia a aquisição de competências, com o objetivo de adquirirem capacidade de aprendizagem autónoma e responsável.

Diretor / Coordenador

Ercílio Mendes

Objetivos

Formar técnicos capazes de gerir, fiscalizar, conceber e executar redes e sistemas elétricos de uma forma sustentada utilizando recursos de automação e de telecomunicações em conformidade com os desafios de mercado.

Competências

O plano de estudos de Instalações Elétricas e Automação, do Instituto Politécnico da Lusofonia, tem como objetivo desenvolver as seguintes competências:

• Gerir, executar e manter redes e instalações elétricas;
  • Conceber instalações de força motriz: proteção e comando de motores;
  • Conceber e implementar instalações de iluminação;
  • Projetar postos de transformação e seccionamento;
  • Calcular o perfil de tensões e potência transitadas numa rede eléctrica;
  • Elaborar infraestruturas de telecomunicações: aspectos regulamentares respeitantes a instalações telefónicas, redes de dados e de fibras óticas;
  • Desenvolver métodos para aplicação de soluções computacionais e de automação;
  • Coordenar os serviços de telecomunicações com os processos de automação e proteção de redes elétricas.

Os diplomados do CTeSP de Instalações Elétricas e Automação ficam aptos a organizar, orientar e executar a instalação, a manutenção e reparação, para além de outras, de instalações elétricas de baixa tensão, de instalações elétricas de média tensão e de instalações elétricas industriais, com base nos princípios regulamentares de segurança.

Equipamentos e Instalações

A Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:

• Biblioteca especializada e geral;
  • Salas de Aula;
  • Salas de Estudo;
  • Auditórios;
  • Laboratórios de Informática e Computação.

O Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe também de infraestruturas e materiais específicos no âmbito do protocolo estabelecido com a COFAC para utilização de instalações e equipamentos no campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Condições de admissão

• Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
  • Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
  • Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação em duas das seguintes Áreas Relevantes:

• Matemática

Fundamentos de Telecomunicações e Automação 5
Estágio 30
TOTAL 120

Os alunos do curso de Instalações Elétricas e Automação estão preparados para executarem tarefas diversificadas no âmbito de instalações elétricas residenciais, fabris ou similares bem como assegurar toda a manutenção dos equipamentos e infraestruturas em diferentes locais.

Candidatura online

• Candidatura
    Acesso, Maiores 23, Titulares CET/CTeSP, Titulares de Outros Cursos Superiores 115€
    Mudança de Par Instituição/Curso 100€