Gestão Clínica Administrativa

DGES - N.º de registo e data: R/Cr 8/2020 de 04-03-2020

Apresentação

As atuais exigências dos serviços de saúde em áreas tão diversas como o atendimento, a segurança do doente, o trabalho de equipa, a evolução tecnológica, bem como os constantes progressos no contexto dos exames complementares de diagnóstico e da intervenção terapêutica, requerem profissionais administrativos com competências técnicas, comunicacionais, bem como capacidade de iniciativa e autonomia.

O contexto cada vez mais exigente em que predominam temas como o empoderamento e o percurso do doente torna-se imperativo repensar o papel de cada um dos intervenientes no processo de tomada de decisão do doente, nomeadamente, no que concerne ao papel do secretariado clínico. A saúde aparece como uma das principais áreas com maior empregabilidade e a aceitação do mercado de trabalho, relativamente á área do Secretariado Clinico, tem vindo a ser muito elevada. Por outro lado, vários profissionais de instituições de saúde recorreram a estas formações para atualização e requalificação profissional.

O Curso Técnico Superior Profissional de Gestão Clínica Administrativa permitirá colmatar o défice de recursos humanos nas áreas intermédias e interação entre os diferentes profissionais, das áreas médicas e de gestão, e o doente, contribuindo deste modo para ganhos de tempo e melhoria na qualidade do serviço.

Objectivos

Formar técnicos profissionais aptos a planear, coordenar, controlar e executar tarefas inerentes à área de gestão administrativa de unidades de saúde.

Competências

No final do Curso Técnico Superior Profissional de Gestão Clínica Administrativa os alunos terão adquirido as seguintes competências:

  • Executar e controlar as tarefas inerentes à área da gestão de unidades de saúde;
  • Planear e coordenar a rotina administrativa da unidade e/ou serviço;
  • Auxiliar as áreas de recursos humanos, financeiros, comerciais e de gestão de stocks;
  • Gerir relações profissionais em contexto multicultural;
  • Coordenar a interação entre a instituição de saúde e os seus utentes.

Equipamentos e Instalações

O Instituto Politécnico da Lusofonia dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:

  • Biblioteca especializada e geral;
  • Salas de Aula;
  • Salas de Estudo;
  • Auditórios;
  • Laboratórios de Enfermagem;
  • Laboratórios de Informática e Computação.

Saídas Profissionais

Gestão Administrativa e Secretariado em Hospitais, Centros de Saúde, Laboratórios, Serviços Clínicos, Consultórios Médicos; Lares e Residências para Idosos, Unidades de Saúde, IPSS; Assessoria e apoio na gestão de serviços de saúde em geral.

Condições de admissão

  • Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
  • Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
  • Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes:

  • Inglês
  • Português

Plano de Estudos

1º Ano ECTS
Análise Estatística 5
Inglês I 4
Língua Portuguesa 5
Francês 4
Deontologia Profissional e Legislação em Saúde 3
Técnicas Administrativas I 6
Técnicas de Expressão Oral e Escrita I 5
Técnicas de Expressão Oral e Escrita I 5
Inglês II 4
Qualidade no Atendimento 4
Gestão de Qualidade e Sistemas de Saúde 4
Logística e Compras 4
Informática 4
Noções Gerais de Saúde e Socorrismo 3
2º Ano ECTS
Técnicas Administrativas II 6
Técnicas Contabilísticas 4
Organização e Gestão de Tempo 3
Sistemas de Informação e Comunicação na Saúde 4
Sistemas e Estruturas de Saúde 3
Comunicação e Gestão de Conflitos 4
Técnicas de Documentação 6
Estágio 30

Valores

  • Candidatura
  • Matrícula e Inscrição
  • Propinas
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