Serviço Familiar e Comunitário

DGES - N.º de registo e data: R/Cr 17/2018 de 11-04-2018

Diretor / Coordenador

Prof. Doutor Miguel Faria

Apresentação

O plano de estudos do Curso Técnico Superior Profissional em Serviço Familiar e Comunitário, da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, do Instituto Politécnico da Lusofonia, visa a criação de profissionais qualificados para o exercício de funções específicas no cuidado e promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida de pessoas com diferentes níveis de dependência e/ou vulnerabilidade. Neste sentido, a intervenção destes profissionais sustenta-se em conhecimentos técnicos e científicos essenciais para uma prática de cuidados e/ou apoios nas atividades de vida diária, com carácter instrumental ou outro, a indivíduos de diferentes faixas etárias com dependência funcional temporária ou permanente. Paralelamente estes profissionais são competentes para desenvolver intervenções de natureza socioeducativa, promotoras do bem-estar e da qualidade de vida, numa perspetiva sistémica, em articulação com diferentes equipamentos sociais e recursos comunitários. Acresce o facto de esta formação atender às especificidades dos diferentes públicos-alvo que, muitas vezes, encontrando-se numa situação de maior vulnerabilidade, requerem uma assistência personalizada e um acompanhamento que exige uma articulação sistemática com profissionais da área social, da saúde, da educação ou outros. O CTeSP de Serviço Familiar e Comunitário do IP Luso está, igualmente, patente nos cursos de licenciatura ministrados na Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches que, para além da qualidade na formação técnica, contempla uma formação de carácter humanista, essencial para este perfil profissional.

Objetivos

O CTeSP de Serviço Familiar e Comunitário do IP Luso, no domínio da área do trabalho social e orientação, visa formar técnicos aptos a conceber, gerir e desenvolver, de forma autónoma e/ou sob supervisão, intervenções promotoras do bem-estar e da qualidade de vida, numa perspetiva sistémica, dirigidas a indivíduos de diferentes faixas etárias com dependência funcional temporária ou permanente, em contexto familiar e/ou comunitário, domiciliário e/ou institucional.

Competências

A estrutura curricular do Curso Técnico Superior Profissional de Serviço Familiar e Comunitário, do Instituto Politécnico da Lusofonia, pretende devenvolver nos alunos as seguintes competências:

  • Capacidade de gerir e dinamizar programas de intervenção promotores do bem estar do indivíduo com deficiência ou incapacidade, em contexto domiciliário ou institucional;
  • Planear e executar ações de orientação e apoio na realização de atividades da vida diária e atividades instrumentais quotidianas, em função do grau de dependência;
  • Planear, dinamizar e participar no desenvolvimento de atividades de animação e ocupação de tempos livres do indivíduo;
  • Integrar redes formais de suporte social e equipas multidisciplinares na promoção e recuperação da saúde familiar e comunitária;
  • Gerir situações de vulnerabilidade e avaliar situações de risco físico e psicossocial, planear e desenvolver ações de proteção do indivíduo.

Saídas Profissionais

Os diplomados do CTeSP de Serviço Familiar e Comunitário podem desempenhar funções em:

  • IPSS- Instituições Particulares de Solidariedade Social;
  • Câmaras Municipais;
  • Autarquias;
  • Centros e Serviços de Apoio Familiar e Comunitário;
  • Associações de Intervenção Comunitária;
  • Fundações;
  • Sociedades e Associações de Apoio ao Doente
  • Santa Casa da Misericórdia;
  • Casas de Repouso.

Equipamentos e Instalações

A Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, do Instituto Politécnico da Lusofonia, dispõe de múltiplos espaços adequados ao ensino e formação e particularmente aos cursos que ministra quer ao nível da formação teórica, bem como ao nível de formação prática e laboratorial, nomeadamente:

  • Biblioteca especializada e geral;
  • Salas de Aula;
  • Salas de Estudo;
  • Auditórios;
  • Laboratórios: Enfermagem, Informática e Computação, Biologia, Química, Microbiologia, Cuidados Paramédicos, Ciências Biomédicas

Condições de admissão

  • Titulares do 12º ano ou habilitação legalmente equivalente;
  • Titulares de CET’s, titulares de CTeSP ou de grau de ensino superior;
  • Maiores de 23 anos - os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do ensino superior.

Áreas relevantes para Ingresso

Os candidatos devem ter aprovação numa das seguintes Áreas Relevantes::

  • Biologia

Plano de Estudos
Despacho n.º 5564/2018 - Diário da República n.º 107/2018, Série II de 2018-06-05

1º Ano / 1º Semestre
Designação ECTS
Anatomofisiologia/ Anatomophysiology 7
Biologia e Bioquímica/ Biology and Biochemistry 5
Técnicas de Comunicação/Communication Techniques 3
Funcionalidade, Bem-estar e Qualidade de Vida/ Functionality, Well-being and Quality of Life 4
Psicologia do Desenvolvimento e Ciclos de Vida/ Developmental Psychology and Life Cycles 4
Informática/ Computing 4
Perturbações do Desenvolvimento Humano/ Human Development Disorders 3
1º Ano / 2º Semestre
Designação ECTS
Prestação de Cuidados Pessoais ao Longo do Ciclo de Vida: Métodos e Técnicas I/ Provision of Personal Care Throughout the Life Cycle: Methods and Techniques I 5
Planeamento Familiar/ Family planning 5
Nutrição no Ciclo de Vida/ Nutrition in the Life Cycle 5
Boas Práticas na Intervenção Terapêutica/ Good Practice in Therapeutic Intervention 5
Educação Familiar e Comunitária/ Family and Community Education 5
Cuidados Continuados e Paliativos/ Continuous and Palliative 5
2º Ano / 1º Semestre
Designação ECTS
Métodos de animação Sócio-educativa: ferramentas digitais/ Methods of animation Socio-educational: digital tools 8
Prestação de Cuidados Pessoais ao Longo do Ciclo de Vida: Métodos e Técnicas II/ Provision of Personal Care Throughout the Lifecycle: Methods and Techniques II 8
Primeiros Socorros/ First aid 5
Cidadania e Direitos Humanos/ Citizenship and Human Rights 3
Ética e Deontologia Profissional/ Ethics and Professional Deontology 3
Multiculturalidade e Intervenção/ Multiculturality and Intervention 3
2º Ano / 2º Semestre
Designação ECTS
Estágio/ Internship 30

Valores

  • Candidatura
  • Matrícula e Inscrição
  • Propinas
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