ptzh-CNenfrdeitrues

Fim: 19 de dezembro de 2020

Direção / coordenação

Isabel Sanches

Os profissionais que trabalham diretamente com crianças e jovens deverão estar preparados para prestar um serviço de qualidade tendo em conta as necessidades que a criança e o jovem requerem, durante a sua fase de crescimento.
O curso de Apoio a crianças e jovens em contextos socioeducativos propõe-se preparar profissionais qualificados capazes de cuidarem de crianças e jovens, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento global, assim como a sua saúde, bem-estar e segurança e, ainda, fornecer as ferramentas necessárias aos formandos para serem uma mais-valia em qualquer contexto educativo.

Pretende-se que este curso forme pessoas que já trabalham na área e procurem melhorar as suas competências ou pessoas que tenham gosto pela área da Educação, mas que necessitem de uma formação para serem boas profissionais.

• Despertar nos formandos a necessidade de modelar atitudes e comportamentos, tendo em vista o desenvolvimento global, a saúde, o bem-estar e a segurança das crianças e dos jovens ao seu cuidado.
  • Desenvolver, nos formandos, a necessidade de olhar e de analisar criticamente os contextos em que se inserem, para poder selecionar e desenvolver atividades que promovam vivências ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo, social e sexual, recorrendo aos recursos mais adequados.
  • Desenvolver nos formandos o espírito de equipa, para, i.e., colaborar na planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças e dos jovens ao seu cuidado.
  • Promover o desenvolvimento dos formandos para serem um elemento proativo nas instituições, na equipa educativa e na promoção de bem-estar da criança e do jovem em articulação com a família.

• Assegurar as condições de alimentação, higiene, descanso, saúde, segurança, bem-estar geral e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como, dos materiais utilizados.
  • Acompanhar as crianças e jovens em sala de jardim de infância, Atividades de Tempo Livres (ATL) e Componente de Apoio à Família (CAF), nos recreios e outros locais onde seja solicitada a sua presença.
  • Zelar pelo bem-estar de crianças e jovens em situações de risco e com Necessidades Especiais.
  • Informar os encarregados de educação e/ou equipe educativa sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança e do jovem.
  • Identificar alterações ao desenvolvimento físico e psicomotor, sócio afetivo e cognitivo da criança e do jovem e comunicá-las à equipe educativa.
  • Aplicar os primeiros socorros no contexto escolar.

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:

• Assistentes Operacionais
  • Qualquer pessoa com gosto e interesse no trabalho com crianças e jovens

Condições de Acesso

9º ano da escolaridade

Plano de Estudos

Designação ECTS
O/A Assistente Operacional: Perfil e Funções 1,5
Motricidade e Desenvolvimento 2
A Criança e o Jogo 2
Diversidade e Inclusão Socioeducativa 2
Regras Básicas de Nutrição, Higiene, Segurança e Repouso 1,5
Primeiros Socorros - Tipos de Acidentes e Formas de Atuação 1,5
Literacia da Informação e Comunicação Digital 2
A Literatura Infantojuvenil e as Artes Performativas 3,5

Direitos de autor © 2021 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.