Assistente Operacional - Apoio à Infância

Inscrição online

Duração: 60h
Inscrição: até  30 de setembro de 2020
Inicio:  9 de outubro de 2020
Fim: 20 de novembro de 2020

Direção / coordenação

Maria Neves Gonçalves e Susana Chaves

Apresentação

Esta Formação Avançada pretende abordar conhecimentos sobre pedagogia, psicologia e ludicidade, promovendo um desenvolvimento adequado durante as atividades quotidianas e de tempos livres.
Por meio de uma abordagem multidisciplinar visa um alargamento de saberes diferenciados que promovem a compreensão das diferentes respostas sociais e educativas.

Esta formação promove competências para cuidar, apoiar, vigiar e acompanhar crianças e jovens, colaborando na execução de atividades ludicopedagógicas, de vida diária e de lazer, promovendo o seu bem-estar e desenvolvimento integral, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.

Objetivos

Os objetivos desta formação avançada vão permitir:

  • Promover o trabalho cooperativo dos formandos com o (as) responsáveis das atividades lúdico-pedagógicas e tarefas diárias a desenvolver com as crianças nos diferentes contextos de atuação.
  • Desenvolver, nos formandos, a necessidade de olhar e de analisar criticamente os contextos em que se inserem, para poder selecionar e desenvolver atividades que promovam vivências ricas do ponto de vista: sensorial, motor, cognitivo, afetivo, social e sexual, recorrendo aos recursos mais adequados.
  • Promover o desenvolvimento dos formandos para serem um elemento proativo nas instituições, na equipa educativa e na promoção de bem-estar em articulação com a família.

Estudos Futuros

Cursos Técnicos Superiores Profissionais na área do apoio à infância e da intervenção social e comunitária, Licenciatura em Educação;

Competências

  • Ser capaz de planificar as atividades pedagógicas e lúdicas em diversos contextos em função das necessidades educativas e a ida idade das crianças ao seu cuidado.
  • Ser capaz de assegurar as condições de alimentação, higiene, descanso, saúde, segurança, bem-estar geral e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos materiais utilizados.
  • Demonstrar capacidade de colaborar na programação, desenvolvimento e acompanhamento das atividades quotidianas e de tempos livres.
  • Demonstrar capacidade para comunicar com os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança.

Destinatários

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos:

  • Assistentes Operacionais
  • Qualquer pessoa com gosto e interesse no trabalho com crianças

Condições de Acesso

9º ano de escolaridade; Maiores de 23 Anos

Plano de Estudos

Designação ECTS
A criança e o Jogo 1
A Literatura Infantil e as Artes 1
Motricidade e Desenvolvimento 1
Primeiros Socorros  1
Ética e Deontologia Profissional no Trabalho com Crianças 1
Educação e Sustentabilidade 1
Diversidade e Inclusão Socioeducativa 1
Fundamentos para a Formação dos Educadores no Século XXI 1
Total 10

Calendários escolares

Instalações onde decorrem as aulas:

IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:

  • ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
  • ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração

IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 137 Lisboa:

  • ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
  • ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
  • EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
  • ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal

Valores

Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2020 IPLUSO - Instituto Politécnico da Lusofonia. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.