Microscopia de Campo Escuro

Inscrição online

Direção / Coordenação

Dr. José Paulo Pereira

Apresentação do curso

O exame microscópico de campo escuro de uma gota de sangue recém-extraída é um dos exames mais importantes na medicina holística. Permite observar o terreno interior (meio) e examinar a funcionalidade das células sanguíneas. Revela os estádios evolutivos das proteínas menores (endobiontes) encontradas em todo corpo humano. Além disso, é possível visualizar qualquer estrutura desenvolvida, como bactérias, vírus e fungos. A microscopia de campo escuro mostra o estado das células sanguíneas, endobiontes e plasma, tornando visíveis os processos bacterianos e os pré-estágios de fungos no sangue.

O exame de microscopia de campo escuro é particularmente adequado para a avaliação de pacientes com doenças crónicas, problemas bacterianos recorrentes, infeções por cândida albicans e outros problemas fúngicos e em crianças propensas a infeções. Pode ainda ser particularmente útil em respostas à toxicidade crónica (por exemplo, distúrbios de amálgama).

A microscopia de campo escuro tem sido considerada uma ferramenta vital para a supervisão de terapias biológicas. Por exemplo, os testes podem ser feitos adicionando sangue diretamente ao medicamento, o que permite controlar a sua reação. Este exame tem-se revelado bastante encorajador para o paciente, pois os resultados podem ser discutidos e demonstrados ao vivo, através de um monitor. Não pode ser substituído por nenhum outro exame de sangue laboratorial; nem por um exame microscópico normal. O sangue muda rapidamente a sua função se houver mudanças no meio interno. Outro ponto positivo é a possibilidade de avaliar tendências degenerativas, que são de vital importância na apreciação da suscetibilidade de um paciente a neoplasias.

Objetivos

  • Estabelecer a relação entre o conceito de Ciclogenia e as ciclogenias abordadas.
  • Estabelecer a relação entre as Ciclogenias e os Medicamentos homeopáticos da Sanum.
  • Identificar em imagem de microscopia de campo escuro os achados mais comuns no sangue.

Competências

Executar um esquema básico de tratamento e quais os grupos de medicamentos homeopáticos a indicar em cada fase do esquema de tratamento

Destinatários

Profissionais de saúde.

Condições de acesso

Detentores de Cédulas Profissionais

Unidade Curricular
Designação ECTS

MODULO I

TEORIA DE ENDERLEIN
ENDOBIONTE
CICLOGENIA E DESENVOLVIMENTO ASCENDENTE
CICLOGENIAS E MEDICAMENTOS DA SANUM

2

MODULO I

ESQUEMA TERAPÊUTICO SANUM

  • Regulação do Meio
  • Regulação Específica
  • Regulação Básica
  • Imunomodulação
2

MODULO I

MEDICAMENTOS DA SANUM

  • Medicamentos da Regulação do Meio
  • Medicamentos da Regulação Específica
  • Medicamentos da Regulação Básica
  • Medicamentos Imunobiológicos
2
MODULO II 2
MODULO III 2

Apoio

Valores

Direitos de autor © 2020 IPLUSO - Instituto Politécnico da Lusofonia. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.