Curso Livre de Jogos como Ferramenta Educativa
Inscrição: até 21 de abril de 2022
Início: 28 de abril de 2022
Fim: 31 de maio de 2022
Em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, o Curso "Os jogos como ferramenta educativa" foi solicitada acreditação para efeitos da progressão da carreira docente de Educadores de infância, docentes dos ensinos básico e secundário e de educação especial. Os formandos terão de entregar um trabalho final e de frequentar 30 horas de formação, podendo, no entanto, faltar até 2/3 do total das horas de formação previstas. Deverão também pagar ao Centro de Formação 10 € para despesas administrativas da acreditação, incluindo a emissão do Certificado para os devidos efeitos.
Direção / Coordenação
Teresa Lopo e Helena Pereira
Para questões, contactar a coordenação do curso Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Apresentação
Os jogos têm vindo a ganhar espaço na educação não formal e formal, face ao seu potencial reconhecido em vários contextos como instrumento de trabalho inovador e versátil.
A experiência de jogo simula processos sociais e emocionais, promovendo o desenvolvimento de competências nos jogadores e levando-os a lidar com situações que: i) envolvem cooperação e competição; ii) requerem soluções criativas para resolver problemas; iii) trabalham a capacidade de gerir emoções.
O presente curso, com uma forte componente prática, pretende dar resposta à crescente necessidade de formação nesta área. Modalidade presencial, com participação de convidados especialistas à distância.
Objectivos
- Contextualizar o surgimento e crescimento dos jogos como atividade lúdica e como ferramenta útil ao desenvolvimento de competências;
- Explorar diferentes tipologias de jogos e promover atividades práticas com jogos;
- Apresentar e discutir casos de utilização de jogos em várias áreas de trabalho;
- Compreender e desmitificar conceitos associados à atividade de jogar;
- Abordar as principais mais-valias e benefícios da utilização deste instrumento na esfera sócio-educativa;
- Promover competências de intervenção com recurso a jogos, em diversos contextos e para vários públicos, e desenvolver projeto prático.
Saídas Profissionais
- ATLs:
- Centros de dia
- Associações;
- Centros Sociais;
- Centros de Acolhimento;
- Centros Paroquiais;
- Fundações;
- Câmaras Municipais;
- Comissões de protecção de crianças e jovens;
- IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Destinatários
- Profissionais de diversos setores (professores, formadores, gestores de projeto, agentes culturais, psicólogos, recursos humanos) que pretendam utilizar os jogos como ferramenta inovadora no seu contexto de trabalho;
- Estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados;
- Gestores e profissionais de associações e organizações que desenvolvam atividades nas áreas de intervenção social e cultural;
- Pais e encarregados de educação que pretendam compreender os benefícios de utilização dos jogos;
- Assistentes operacionais;
- Público-geral.
Condições de Acesso
12º ano ou equivalente
Plano de Estudos
- O jogo: introdução e contextualização
- Jogos de tabuleiro modernos
- Jogos narrativos
- Videojogos
- Gamificação e plataformas gamificadas
- Projeto
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
Valores
- Propina
Propina Total 130€ Valor Prestação x2 65€