Micro-credencial em Programação em Python – Nível I

Direção / Coordenação

Tiago Cunha Reis

Apresentação

Pretende-se introduzir formandos tanto a nível individual, bem como no contexto de empresas/organizações, à programação por meio da linguagem Python.

Orientado para um público sem/com pouca experiência de programação, pretende-se que os formandos se tornem autónomos em Python, apoiando-os na aquisição de competências de transformação digital para aumento da sua produtividade ou requalificação profissional. São introduzidos os aspetos cruciais da lógica de programação, a tecnicalidade e diferenciabilidade de código em Python, com foco na resolução de problemas por meios computacionais.

Em regime de ensino misto, os alunos terão acesso a conteúdo disponibilizado remotamente, o qual se completa com sessões presenciais com o docente do curso.

Objectivos

São objetivos do presente curso:

• Desenvolver capacidades de programação em Python;
  • Compreender e aplicar algoritmos para solução computacional;
  • Adquirir boas práticas de desenvolvimento e testagem de código, quer para projetos fechados ou em partilha.

Highlights / A destacar

• Instalar e organizar ambientes de desenvolvimento, na ótica quer de projetos a solo ou em colaboração;
  • Desenvolver competências para o desenvolvimento de programas com foco no aumento de produtividade ou requalificação profissional;
  • Capacitar o formando para desenhar soluções que processem individualmente ou em simultâneo, operações matemáticas, gestão, manipulação e visualização de dados;
  • Dominar a utilização de módulos, pacotes e bibliotecas;
  • Implementar testes unitários;

Destinatários

• Alunos do Ensino Politécnico, Superior ou equivalente, bem como Profissionais das áreas das Ciências Exatas, Sociais, Artes ou Engenharias sem experiência em programação, ou experiência elementar em programação.
Inscrição online

Calendários escolares

Instalações onde decorrem as aulas:

IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:

• ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
  • ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração

IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:

• ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
  • ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes