Ensino Lusófona
ptenfrdees

Iniciação à Programação - Fundamentos

Inscrição

Enquadramento

A informática atingiu actualmente um grau de implementação na sociedade e de evolução tecnológica que se torna, por vezes, difícil de acompanhar, em particular para os activos que não lidam de forma continuada ou frequente com esta tecnologia. A informatização das tarefas e a implementação das tecnologias de informação na sociedade, no estado e nos procedimentos administrativos configura actualmente um problema de inadaptação de muitos profissionais dos sectores mais tradicionais com as mais recentes metodologias processuais, facto que os torna e mantém dependentes de terceiros para a realização de muitas tarefas quotidianas. Com esta formação pretende-se capacitar os activos (empregados ou desempregados) de conhecimentos básicos sobre os computadores, a informática em geral e nos domínios da Instalação de Redes, permitindo-lhes uma maior autonomia.

Destinatários

São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Iniciação à Programação - fundamentos , com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Programador/a de Informática. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos

São objetivos deste percurso formativo dotar os formandos das seguintes competências:Identificar os elementos base da arquitetura de um computador. Reconhecer as unidades de execução do computador. Identificar a estrutura da memória e as funções de um processador. Descrever as formas de gestão da memória e do processador de um computador. Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar as avarias mais frequentes na conexão dos dispositivos. Instalar resdes locais. Instalar e configurar os sistemas operativos. Instalar e configurar utilitários sobre o sistema operativo (SO). Descrever os elementos base de um computador em termos de tarefas de processamento. Reconhecer e desenvolver algoritmos. Reconhecer as vantagens e desvantagens da utilização de uma metodologia. Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho. Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio. Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver. Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira. Elaborar um plano de negócio.

Cronograma

Descarregar ficheiro Descarregar ficheiro II

Código UFCD UFCD Carga Horária Nível
0769 Arquitetura interna do computador 25h Nível 4
0770 Dispositivos e periféricos 25h Nível 4
0771 Conexões de rede 25h Nível 4
0797 Sistemas operativos - tipologias 25h Nível 4
0798 Utilitários 25h Nível 4
0802 Processamento computacional 25h Nível 4
0804 Algoritmos 25h Nível 4
0805 Estruturas de dados 25h Nível 4
0806 Princípios metodológicos de programação 25h Nível 4
7854 Plano de negócio – criação de micronegócios 25h Nível 4
8600 Competências empreendedoras e técnicas de procura de emprego 25h Nível 4
Total de Horas do Percurso: 275h
Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2022 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.