Ensino Lusófona
ptenfrdees

Prestação de Cuidados no Apoio à Comunidade

Inscrição

Enquadramento

A prestação de cuidados no apoio à comunidade assegura respostas integradas, articuladas, diferenciadas e de grande proximidade às necessidades em cuidados de saúde da população procurando elevar os padrões de qualidade de vida da mesma e culmatar necessidades quer no dominio fisico, psicológico ou social. Atendendo a conjetura atual da sociedade portuguesa torna-se essencial a criação de respostas adequadas às lacunas existentes ao nivel da prestação de cuidados valorizando a relação humana e institucional no contacto e intervenção junto das populações mais vulneráveis. Um cuidador deve prestar cuidados de apoio direto a indivíduos no domicílio ou em contexto institucional, nomeadamente idosos, pessoas com deficiência e pessoas com outro tipo de dependência funcional temporário ou permanente, de acordo com as indicações da equipa técnica e os princípios deontológicos de atuação.

Destinatários

São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Prestação de cuidados no apoio à comunidade, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Objetivos

Com esta formação pretende-se que os participantes adquiram competencias e conhecimentos que permitam o desempenho de funções no âmbito da prestação de cuidados à comunidade de acordo com as necessidades identificadas. Pretende-se ainda que os participantes sejam capazes de presta apoio na alimentação e hidratação e higienização ao individuo em contexto domiciliário e/ou institucional.

Cronograma

Descarregar ficheiro

Código UFCD UFCD Carga Horária Nível
0349 Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - conceitos básicos 25 Nível 4
0404 Organização pessoal e gestão do tempo 25 Nível 4
3539 Deontologia e ética profissional no apoio à comunidade 25 Nível 4
8854 Prestação de cuidados humanos básicos - alimentação 25 Nível 4
7225 Estado de saúde - abordagem geral em contexto domiciliário 25 Nível 4
3564 Primeiros socorros 25 Nível 4
Total de Horas do Percurso: 150 horas
Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2022 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.