Ensino Lusófona
ptenfrdees

Sistemas Eletrónicos de Alimentação e Potência

Enquadramento

A escolha da estrutura do percurso formativo em Sistemas Eletrónicos de Alimentação e Potência na saída profissional de Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações foi baseada na conjugação de quatro indicadores que definem esta área de formação como sendo de elevada prioridade para a região Norte: Áreas de formação prioritárias definidas pelo IEFP; Sistema de antecipação de necessidades de qualificações NUT II – Norte (SANQ); Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RI3 – Norte 2020); Resultados de inquéritos e Diagnóstico de Necessidades de Formação (DNF) realizados. Este percurso formativo pretende dotar os formandos de competências acrescidas na área das novas Tecnologias da Eletrónica e da Eletrónica de Potência no domínio de aplicação das fontes de alimentação utilizando os princípios da conversão estática de energia.

São destinatários desta formação todos os ativos (empregados ou desempregados) que necessitem adquirir ou reforçar conhecimentos em Sistemas Eletrónicos de Alimentação e Potência, com vista à obtenção de uma qualificação de Nível 4 na saída profissional de Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações. São considerados prioritários os formandos encaminhados pelos CQ no âmbito de processos de diagnóstico e/ou processos de RVCC.

Compreender o funcionamento básico de circuitos analógicos de baixa tensão a partir da base teórica de análise de circuitos. Saber identificar avarias e decidir pela substituição de componentes. Saber escolher e interpretar as características apropriadas de uma fonte de alimentação ou dispositivo de baixa potência adequadas ao sistema electrónico.

Código UFCD UFCD Carga Horária Nível
6008 Análise de circuitos em corrente contínua 25 Nível 4
6019 Eletrónica de potência - dispositivos 25 Nível 4
6021 Fontes de alimentação 25 Nível 4
Total de Horas do Percurso: 75 horas
Direitos de autor © 2022 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.