ESCAD do IPLUSO adopta Odoo para aulas práticas de contabilidade

Software de Gestão Financeira e Contabilistica em cloud apoia o ensino politécnico do espaço da Lusofonia

escad-do-ipluso-adopta-odoo-para-aulas-praticas-de-contabilidade-full.jpg

No final do passado mês de janeiro de 2021, foi celebrada uma parceria entre o IPLUSO e a ThinkOpen , com o objetivo de introduzir a utilização do Odoo como ferramenta de ensino na instituição. O driver da adoção do Odoo foi a vontade de introduzir como ferramenta prática, um software de contabilidade em cloud, tecnologicamente mais avançado. As cadeiras de Projeto de Simulação Empresarial do 3.º ano, do curso de Licenciatura em Contabilidade e Administração e de Contabilidade Financeira do 1.º ano, do Curso Técnico Superior Profissional em Contabilidade e Gestão foram as escolhidas para iniciar a utilização desta nova solução.

Apesar de estarmos numa fase de desafios no ensino em Portugal, devido ao impacto da pandemia, a natureza do software permitiu que o processo de preparação do sistema, realizado conjuntamente, tivesse sido efetuado de forma integralmente remota, sem qualquer perturbação, e nos prazos acordados. Nesse sentido, cerca de 50 alunos divididos em 10 grupos utilizaram no semestre passado a plataforma Odoo da ThinkOpen, para realização dos seus trabalhos práticos. Esta transição tecnológica acabou também por mitigar eventuais constrangimentos que teriam ocorrido caso os trabalhos práticos tivessem que ser efetuados em software on-premises, obrigando a deslocações presenciais, tal como ocorria nos anos anteriores.

Para a ESCAD, do IPLUSO, o feedback da experiência foi bastante positivo, quer na ótica do docente, quer na ótica do aluno. Susana Pereira, docente da cadeira de Projeto de Simulação Empresarial, destaca que "com relação à utilização do ODOO o mesmo teve um grande valor acrescentado para os alunos e para o processo de aprendizagem. Esta plataforma permitiu aos alunos desenvolver em qualquer local (em casa, no IPLUSO, ou mesmo noutros locais) os seus projetos, pelo facto do software estar em ambiente cloud. Criámos novas metodologias e que foram muito bem recebidas quer pelos alunos quer pelos vários docentes que nas áreas de Gestão Financeira e Contabilidade desenvolveram a passagem de conhecimento científico e prático".

Já para a ThinkOpen, a experiência será certamente repetida, Luis Antunes, CEO, refere "este tipo de iniciativas é extremamente importante no trabalho de divulgação desta tecnologia no nosso país. A ThinkOpen tem apostado forte nas parcerias com as Universidades e Instituições de Ensino, dado que o Odoo é uma ferramenta transversal, que abarca todas as áreas, mas ao mesmo tempo user-friendly,e adequada a uma primeira experiência dos alunos com software de gestão. Estas características simplificam bastante a componente prática do ensino".

Sobre a ESCAD
Unidade orgânica do IPLUSO - Instituto Politécnico da Lusofonia que desenvolve formação e investigação nos diferentes domínios das ciências da gestão e da administração, com especial enfoque em áreas como a gestão turística ou o comércio. A ESCAD aposta num modelo de ensino aplicado e muito orientado para a aquisição de efetivas competências de resolução de problemas e implementação de soluções adequadas ao contexto empresarial nacional. A ESCAD desenvolve e implementa programas de formação desenhados em estreita articulação com o mundo empresarial e procura constantemente adequar os seus programas, metodologias e conteúdos educativos às efetivas necessidades do mercado de trabalho e às características dos seus alunos. A ESCAD oferece cursos de CTeSP e Licenciatura nas áreas de Gestão, Recursos Humanos, Contabilidade, Informação e Turismo.

Sobre a ThinkOpen
A ThinkOpen Solutions surgiu em 2010, com o objetivo de trazer a tecnologia OpenERP (agora Odoo) para Portugal. Colaboramos com organizações de todos os setores e dimensões, do setor privado e público, apoiando nos seus processos de transformação digital. Destacamos como fator diferenciador da nossa oferta, uma solução 100% em cloud, totalmente flexível e adaptável, e com um elevado retorno sobre o investimento.