Ensino Lusófona
ptenfrdees

Palestra Maus Tratos

ESEL - Ipluso - Ciclo de Debates em Educação - Maus Tratos e Abusos Sexuais a Crianças.

No passado dia 26 de Abril, a ESEL -IPLUSO teve a honra de receber as Inspetoras Mafalda Ramos e Rita Santos, da Secção de Investigação de Crimes Sexuais (SICS) da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo (DLVT), para ministrarem uma Ação de Sensibilização sobre Maus Tratos e Abusos Sexuais a Crianças. Esta Ação, integrada no Ciclo de Debates em Educação do IPLUSO, foi organizada pelas professoras Isabel Sanches e Rute Coelho e contou com a presença dos alunos do CteSP- Curso de Acompanhamento de Crianças e Jovens e da Licenciatura em Educação Básica. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), constituem abuso ou maus-tratos de crianças “todas as formas de maus-tratos físicos e/ou emocionais, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente ou exploração comercial ou outra, resultando em danos reais ou potenciais para a saúde, sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade da criança no contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder”.  

Os professores, educadores e outros funcionários na área da educação têm por vezes conhecimento de crimes sexuais contra crianças.  

Os sistemas de educação têm de ter um papel ativo na prevenção a estas vítimas.

Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2024 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.