Projetos de Investigação na ESEL

ESEL - Ipluso - Ciclo de Debates em Educação - Projetos de Investigação na ESEL.

No passado dia 19 de abril decorreu o Ciclo de debates em Educação. O seu principal objetivo focou-se na apresentação dos projetos de investigação em curso aos estudantes da ESEL. Foram abordados temas como a Inclusividade, Resiliência, Educação e o Ensino Pós-pandemia.

A palestra iniciou-se com uma presentação por parte do professor Paulo Sargento, que se debruçou no tema da violência escolar “Mais escola, melhor família: Por uma cultura de paz, contra a violência escolar”.

O professor apresentou dados relativos ao Ciberbullying, aos efeitos da pandemia nas ocorrências de violência bem como a segurança escolar. Não deixou de evidenciar o importante papel do atual estado mundial (Guerra e Paz) e os seus consecutivos efeitos na educação escolar e os efeitos negativos que podem consecutivamente afetar as atitudes de civismo, das gerações mais novas para o seu futuro, sendo o papel dos pais crucial para o correto desenvolvimento da criança.

De seguida os professores Carlos Smaniotto, o Professor Diogo Mateus e a Professora Nagayamma Aragão, apresentaram a sua perspetiva relativamente à participação das crianças na preservação dos rios: Cidades mais inclusivas e resilientes.Foram apresentados os projetos “RUN” sobre a Ciência Cidadã e Cocriação como meios de regeneração dos rios e minimização de riscos e ainda o projeto “riverChild”, relativo à participação das crianças na preservação do rio: Cidades mais inclusivas e resilientes.

Para finalizar foi dada palavra à professora Teresa Lopo que abordou as mudanças realizadas no Ensino Português após a pandemia, “RePeMe - E depois da pandemia? Recuperação, permanências e mudanças no Ensino Básico em Portugal”. A professora abordou o encerramento dos estabelecimentos de ensino e os seus principais efeitos no Sistema de Ensino em Portugal, e as suas consequências, como o agravamento das desigualdades escolares traduzidas nomeadamente, no acesso diferenciado a condições de trabalho no espaço familiar, a equipamentos tecnológicos, ao conhecimento e à literacia digital.

Deu atenção também a estes efeitos, mas a nível internacional onde referiu as lacunas nas competências digitais do pessoal docente, as condições de trabalho dos/as professores/as geradas pela pandemia, numa perspetiva de bem-estar psicológico, especialmente entre aqueles/as com filhos/as e com maiores dificuldades em equilibrar os deveres profissionais e a vida pessoal e familiar.

O evento teve bastante aderência dos alunos da Esel - IPluso que se demonstraram interessados nos temas abordados.