IPLUSO | Instituto Politécnico da Lusofonia | O Novo Projeto Educativo Do Grupo Lusófona vocacionado para a formação de quadros técnicos superiores

Foi publicado no dia 04 de junho de 2019 em Diário da República, o Decreto-Lei que reconhece o interesse público do IPLUSO - Instituto Politécnico da Lusofonia.

O Instituto Politécnico da Lusofonia é um estabelecimento de ensino politécnico vocacionado para o ensino ao nível dos CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais e das Licenciaturas (1º Ciclo) , para a investigação orientada e para a prestação de serviços nos domínios de especialização das diferentes unidades orgânicas, que atuarão nos mais diversos domínios do saber, desde a gestão e administração à comunicação e artes, passando pelas ciências e tecnologias da saúde humana e animal, engenharias, turismo e educação. O IPLUSO- Instituto Politécnico da Lusofonia  resulta da fusão de duas escolas anteriormente existentes, a ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches e o ISCAD – Instituto Superior de Ciências da Administração, às quais se vieram juntar quatro novas unidades orgânicas noutros domínios do saber, em consonância com o ensino politécnico ministrado em estabelecimentos do Grupo Lusófona, localizados em Lisboa.

As unidades orgânicas que integram o IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia e que irão ministrar Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP)  e licenciaturas (1º Ciclo) em diferentes domínios do saber, da gestão e administração à comunicação e artes, passando pelas engenharias, educação, turismo e ciências e tecnologias da saúde humana e animal são:

A sua criação assinala um momento crucial no desenvolvimento do projeto educativo destas Instituições, mas também na consolidação e desenvolvimento do ensino superior politécnico em Portugal. O IPLUSO é um projeto ambicioso, que aponta para a criação de um grande instituto Politécnico de referência que, embora com sede em Lisboa, possa atuar em Portugal e em todos os Países de Língua Portuguesa. Este é um projeto novo mas já alicerçado numa experiência de várias décadas de desenvolvimento de atividades de ensino superior e técnico profissional e investigação pelas escolas que estão na sua génese.

Para todos nós o IPLUSO representará uma grande oportunidade! A integração numa instituição de grande dimensão significa que todos podemos beneficiar de uma massa crítica em maior escala e de maiores recursos para desenvolvermos os nossos projetos e atingirmos os resultados a que ambicionamos. Para que isso seja possível, o IPLUSO precisa desde a primeira hora do contributo e do empenho de todos.

Começou um novo desafio que vamos vencer! Acabou de nascer o IPLUSO!