Conheça o papel da glucose no corpo humano e a importância da medição constante e indolor da insulina
O paper do investigador do IPLUSO Luís Miguel Pires foi recentemente publicado em formato de livro. Intitulado de: "Design and Implementation of a Low-Power Device for Non-Invasive Blood Glucose", a obra já se encontra disponível para compra e consulta na Amazon.
O livro descreve o desenvolvimento de um dispositivo inovador que permite a monitorização não invasiva dos níveis de glucose no sangue. A glucose, uma molécula de açúcar simples, circula no sangue como "açúcar no sangue". Normalmente, o pâncreas produz insulina para transportar a glucose para as células, onde é usada como fonte de energia. Contudo, em pessoas com diabetes, a incapacidade do pâncreas de produzir insulina suficiente resulta num aumento dos níveis de glucose no sangue, o que pode causar sérias complicações de saúde, como cegueira, doenças cardíacas, danos nos nervos e amputações.
O dispositivo, utiliza sensores de infravermelho (Near-IR) com um comprimento de onda de 940 nm para estimar a concentração de glucose no sangue de forma contínua. Estes sensores foram integrados numa caixa pequena, colocada na ponta do dedo, e conectados a um microcontrolador para recolher os dados.