Pós-Graduação em Desenvolvimento E-Learning
Direcção / Coordenação
Jorge Farromba
Apresentação do Curso
O Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento E-Learning visa uma formação altamente qualificada na área da criação de conteúdos e-Learning tanto para o setor Empresarial como Académico.
O Curso oferece quatro blocos;
- Um fundamental, por forma a compreender o estado da arte do e-learning, os conceitos fundamentais sobre esta metodologia de formação e o impacto que o e-learning tem nas organizações em termos estratégicos e operacionais, sejam elas empresas, instituições de formação ou de ensino, bem como,
- Um segundo bloco que se foca em toda a lateralidade que o e-learning necessita, como sejam, as normas e leis existentes, o importante e fundamental papel da comunicação para a promoção e incorporação com sucesso do e-learning numa qualquer organização, como se efetua a gestão de um projeto de e-learning, o conhecimento que o concetor de um conteúdo necessita ter em ferramentas de web-design para a correta transmissão da mensagem nesta metodologia. Sendo uma metodologia de formação distinta, cada curso tem também elementos que personificam papeis importantes para o efetivo desenrolar de um conteúdo (e-tutor, e-formador, e-coordenador), sendo relevante compreender como se efetua a gestão das plataformas de LCMS e LMS
- O terceiro bloco foca-se na especialização, ou seja, no modo como qualquer indivíduo pode e deve construir o conteúdo, desde a apresentação de um qualquer projeto de formação, passando pela construção do guião do curso para e-learning (Storyboard), à incorporação do web designer para a transmissão de um conteúdo apelativo, dinâmico e gerador de conhecimento similar ao de um curso em formato presencial, a criação de um guião que seja standard e utilizado por toda a organização e que siga uma metodologia própria assente nas boas práticas existentes.
- Num quarto e último bloco os alunos são convidados a assistir a seminários e apresentações de case studies de empresas nas quais o e-learning foi implementado e de empresas que possuem a sua própria metodologia para a construção de conteúdos. Assim, estas exposições irão permitir ao aluno questionar e questionar-se qual o melhor método de construção de conteúdos e-learning para a sua própria organização, bem como, visualizar novas ideias encontradas para transmitir o conhecimento mas também compreender o caminho que cada organização trilhou para conseguir atingir a meta da formação e-learning.
Objectivos
Objectivos gerais da aprendizagem (aptidões e competências) a desenvolver
pelos alunos:
- Conhecimento e domínio aprofundado dos princípios e das tendências de enquadramento e evolução do e-learning no mundo
- Conhecimento e domínio aprofundado das metodologias fundamentais e das tendências dominantes na área do e-learning
- Conhecimento e domínio aprofundado na construção de conteúdos e-learning dinâmicos e assertivos que permitam à organização possuir as valências necessárias para, em e-learning, formar com o mesmo rigor, qualidade e garantia de conhecimento gerado, todos os seus colaboradores.
Destinatários
Profissionais já inseridos no mercado de trabalho, recém-licenciados que procuram uma formação avançada no quadro do e-learning, gestores, Formadores, Docentes, profissionais à procura de especialização.
Condições de Acesso
As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados detentores de um currículo profissional que seja reconhecido de relevante mérito numa das áreas científicas abrangidas.
Plano de Estudos
UC/Módulo | Horas |
---|---|
e-learning nas Organizações | 2 |
Do Ensino Presencial ao e-Learning | 4 |
E-Learning tradicional e rapid-learning | 2 |
e-Learning empresarial e académico | 2 |
Metodologias existentes de e-learning | 4 |
Legislação sobre e-Learning | 4 |
Normas do e-Learning | 4 |
Direito de Autor e Ética | 4 |
O papel do Instructional Designer e Web Designer | 2 |
O papel dos testes de um conteúdo num curso de e-learning | 4 |
Aprendizagem Ferramentas | 14 |
Plano de comunicação e Marketing | 8 |
Conceção e Gestão da Formação | 8 |
Gestão de Projectos e-Learning | 8 |
Novas comunidades de aprendizagem | 2 |
pedagogia na construção dos conteúdos | 2 |
Papel do e-tutor, e-conceptor, e-formador, e-gestor | 4 |
Gestão das plataformas LMS e LCMS | 4 |
Comunicação com e-formando | 2 |
LMS e LCMS | 12 |
Desenvolvimento de Conteúdos | 8 |
Modelo funcional/conceptual | 8 |
Processo de Construção de conteúdos | 16 |
Avaliações em e-Learning | 8 |
Projeto de Curso | 6 |
Seminários | 12 |
Instalações onde decorrem as aulas:
IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:
- ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
- ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração
IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:
- ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
- ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
- EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
- ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal
Valores
- Candidatura
Matrícula e Inscrição 195€ Candidatos Internacionais 300€ Seguro Escolar
(cursos área saúde)40€
(45€) - Propinas
Propina mensal Propina total