Ensino Lusófona
ptenfrdees

Pós-Graduação em Desenvolvimento E-Learning

Candidatura online

Direcção / Coordenação

Jorge Farromba

Apresentação do Curso

O Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento E-Learning visa uma formação altamente qualificada na área da criação de conteúdos e-Learning tanto para o setor Empresarial como Académico.
O Curso oferece quatro blocos;

  • Um fundamental, por forma a compreender o estado da arte do e-learning, os conceitos fundamentais sobre esta metodologia de formação e o impacto que o e-learning tem nas organizações em termos estratégicos e operacionais, sejam elas empresas, instituições de formação ou de ensino, bem como,
  • Um segundo bloco que se foca em toda a lateralidade que o e-learning necessita, como sejam, as normas e leis existentes, o importante e fundamental papel da comunicação para a promoção e incorporação com sucesso do e-learning numa qualquer organização, como se efetua a gestão de um projeto de e-learning, o conhecimento que o concetor de um conteúdo necessita ter em ferramentas de web-design para a correta transmissão da mensagem nesta metodologia. Sendo uma metodologia de formação distinta, cada curso tem também elementos que personificam papeis importantes para o efetivo desenrolar de um conteúdo (e-tutor, e-formador, e-coordenador), sendo relevante compreender como se efetua a gestão das plataformas de LCMS e LMS
  • O terceiro bloco foca-se na especialização, ou seja, no modo como qualquer indivíduo pode e deve construir o conteúdo, desde a apresentação de um qualquer projeto de formação, passando pela construção do guião do curso para e-learning (Storyboard), à incorporação do web designer para a transmissão de um conteúdo apelativo, dinâmico e gerador de conhecimento similar ao de um curso em formato presencial, a criação de um guião que seja standard e utilizado por toda a organização e que siga uma metodologia própria assente nas boas práticas existentes.
  • Num quarto e último bloco os alunos são convidados a assistir a seminários e apresentações de case studies de empresas nas quais o e-learning foi implementado e de empresas que possuem a sua própria metodologia para a construção de conteúdos. Assim, estas exposições irão permitir ao aluno questionar e questionar-se qual o melhor método de construção de conteúdos e-learning para a sua própria organização, bem como, visualizar novas ideias encontradas para transmitir o conhecimento mas também compreender o caminho que cada organização trilhou para conseguir atingir a meta da formação e-learning.

Objectivos

Objectivos gerais da aprendizagem (aptidões e competências) a desenvolver
pelos alunos:

  • Conhecimento e domínio aprofundado dos princípios e das tendências de enquadramento e evolução do e-learning no mundo
  • Conhecimento e domínio aprofundado das metodologias fundamentais e das tendências dominantes na área do e-learning
  • Conhecimento e domínio aprofundado na construção de conteúdos e-learning  dinâmicos e assertivos que permitam à organização possuir as valências necessárias para, em e-learning, formar com o mesmo rigor, qualidade e garantia de conhecimento gerado, todos os seus colaboradores.

Destinatários

Profissionais já inseridos no mercado de trabalho, recém-licenciados que procuram uma formação avançada no quadro do e-learning, gestores, Formadores, Docentes, profissionais à procura de especialização.

Condições de Acesso

As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados detentores de um currículo profissional que seja reconhecido de relevante mérito numa das áreas científicas abrangidas.

Plano de Estudos

UC/Módulo Horas
e-learning nas Organizações 2
Do Ensino Presencial ao e-Learning 4
E-Learning tradicional e rapid-learning 2
e-Learning empresarial e académico 2
Metodologias existentes de e-learning 4
Legislação sobre e-Learning 4
Normas do e-Learning 4
Direito de Autor e Ética 4
O papel do Instructional Designer e Web Designer 2
O papel dos testes de um conteúdo num curso de e-learning 4
Aprendizagem Ferramentas 14
Plano de comunicação e Marketing 8
Conceção e Gestão da Formação 8
Gestão de Projectos e-Learning 8
Novas comunidades de aprendizagem 2
pedagogia na construção dos conteúdos 2
Papel do e-tutor, e-conceptor, e-formador, e-gestor 4
Gestão das plataformas LMS e LCMS 4
Comunicação com e-formando 2
LMS e LCMS 12
Desenvolvimento de Conteúdos 8
Modelo funcional/conceptual 8
Processo de Construção de conteúdos 16
Avaliações em e-Learning 8
Projeto de Curso 6
Seminários 12

Calendários escolares

Instalações onde decorrem as aulas:

IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:

  • ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
  • ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração

IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:

  • ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
  • ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
  • EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
  • ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal

Valores

  • Candidatura
    Candidatos nacionais
    (candidatos estrangeiros)
    45€
    (260€)
    Matrícula e Inscrição 190€
    Seguro Escolar
    (cursos área saúde)
    40€
    (45€)
  • Propinas
    Propina mensal  
    Propina total  
Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2022 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.