Ensino Lusófona
ptenfrdees

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Talento

Candidatura online

Data de início: 4 de outubro
Data de fim: 22 de junho
Horário: Terças e quintas-feiras entre as 19h e as 21h30m em regime de e-learning

Direcção / Coordenação

Anabela Chastre, Rosário Cramez e Rui Ribeiro

Secretariado

Goreti Pinto

Corpo Docente

Joaquim Jesus Pedro Carreira

Presidente do Conselho de Administração e Administrador-Delegado da Lusa-Agência de Notícias de Portugal, SA

Atualmente desempenha funções como Presidente da Lusa e desde 1994 assume posições de direção em empresas multinacionais. O seu percurso define-o como gestor sénior das áreas de suporte e serviços partilhados aos negócios. Estas experiências conferem-lhe uma visão global da área financeira, recursos humanos, sistemas de informação e compras em setores de atividade diversificados, como sejam o farmacêutico e de serviços. É licenciado em Economia e Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, tendo também uma pós graduação Marketing Estratégico na mesma universidade, frequentou ainda o curso de Liderança para Executivos pelo IMD Lausanne.

Helga Comba Lopes

Professora Adjunta do IPLuso/ Oficial do Exército Português

Helga Santa Comba Lopes, é docente no ESCAD/IPLuso e na Academia Militar. Doutorada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, cuja linha de investigação está relacionada com o alinhamento das práticas de Recursos Humanos com as políticas e a sua ligação com a estratégia de RH. Dispõe de diversos artigos científicos nacionais e internacionais, sendo investigadora do CINAMIL da Academia Militar.

Marioneta Ledo

Senior Compensation & Benefits Manager- Jerónimo Martins

Licenciada em Matemática Aplicada pela Universidade de Évora, tem mestrado em Gestão dos Recursos Humanos pelo ISCTE-IUL. Professora convidada do ISCTE Executive Education desde2016. Iniciou a carreira de consultoria em Human Capital na Mercer, com foco nas áreas de Compensação e Benefícios, Organização e Gestão de Talento e de Transformação de RH. Posteriormente integrou a Accenture Portugal onde desempenhou a função de Manager da equipa executiva de Strategy & Talent & Organization com responsabilidades a nível de desenvolvimento de negócio e coordenação de projetos em Portugal e Angola. Integra a Direção de HR Business Strategy do Grupo Jerónimo Martins onde desempenhou a função de Senior Project Manager. Transitou posteriormente para a Direção de Coporate Compensation & Benefits, como Senior Compensation & Benefits Manager. Tem como responsabilidades o desenvolvimento de políticas de C&B, a gestão de processos core da área e o desenvolvimento de projetos transversais e estratégicos para Top Executive.

Nuno Vinagre

Diretor de Recursos Humanos- Vision Box

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE, iniciou a sua carreira no departamento de RH da Arthur Andersen. Trabalhou em todas as áreas de RH, inclusive num projeto de implementação de um HRIS que lhe relembrou a sua paixão pela tecnologia, levando-o mais tarde a concluir uma pós-graduação em Business Intelligence na Universidade Católica Portuguesa e a juntar-se à unidade de Consultoria durante vários anos em projetos relacionados com a gestão da informação no setor bancário. Voltou para a função de RH abraçando um desafio de direcção numa empresa de software portuguesa que culminou num crescimento acelerado da mesma, mais do que duplicando o seu tamanho. Neste momento encontra-se noutra empresa portuguesa que está presente em vários pontos do globo a reescrever a forma como viajamos.

Jorge Farromba

Docente Lusófona e IPLUSO

Jorge Farromba, tenho 55 anos e finalizei a minha formação superior em Informática no longínquo ano de 1991, tendo mais tarde complementado várias formações em várias áreas, destacando a Pós graduação em Sistemas de Informação Geográfica, Mestrado em Gestão de Empresas com especialização em Marketing e o Título de Especialista em Gestão e Administração.

Como Professor do Ensino Superior iniciei este fantástico percurso em 2009 em várias áreas desde a Gestão, Comunicação, Marketing, empreendedorismo, Gestão Autárquica, Informática, entre outros.

A minha atividade profissional principal e toda a carreira profissional foi desenvolvida na TAP AIR PORTUGAL, tendo iniciado funções nas áreas de IT como analista e na gestão de projetos, tendo de 2006 a 2013 sido desafiado para criar o Centro de Conteúdos e-learning de forma a tornar a empresa autónoma nesse domínio de formação e, desde esse ano, estou mais ligado à área de Comunicação, Marketing, Governance, tendo gerido e participado com equipas multidisciplinares, principalmente em cenários exigentes e desafiantes.
Como hobbies gosto de jogar Padel não tantas vezes quanto as que ambiciono, adoro viajar e conhecer pessoas e por fim faço maioritariamente ao fim de semana reviews de automóveis que publico nalgumas publicações da especialidade de âmbito nacional.
Adoro desafios que me coloquem à prova; onde acredito posso representar valor; onde partilho algum conhecimento e onde aprendo com os restantes.

Rui Ribeiro

Diretor da ESCAD e da LISS Lusofona Information Systems School e Diretor Geral IP Telecom

Atualmente é Diretor Geral IPTelecom e Diretor Comercial e Desenvolvimento de Negócios da Infraestruturas de Portugal S.A, Tendo anteriormente sido Diretor de Sistemas de Informação na EP- Estradas de Portugal S.A e Professional Services Manager na Sybase Inc. em Portugal. É ainda Diretor Executivo da LISS- Lusófona Information Systems School e Docente na ULHT. Licenciado em Engenharia Informática pelo IST, MBA na Universidade Católica Portuguesa e DBA- Doctor in Business Administration no ISCTE/UL com a Tese

Anabela Chastre

Managing Director Chastre Consulting

É CEO da Chastre Consulting, empresa especializada na formação e coaching para Líderes. É Docente Universitária em Lisboa e Coimbra e Oradora Internacional na área da Gestão de Pessoas e Liderança. É Autora de 3 livros sobre Liderança Pessoal e Liderança de Equipas: -Atitude Certa! (Liderança Pessoal) -Liderança: Para onde vamos a partir daqui? (Co-autoria com o Pedro Ramos) -How fast can we go: O papel do líder na transformação digital (Liderança de equipas na área de TI) É Mestre em Politicas de Desenvolvimento de Recursos Humanos,pela Universidade de Lisboa, Pós-graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Licenciada em Comunicação.

É certificada Internacionalmente em Executive Coaching, Strategic Mentoring, Storytelling e PNL – Programação Neurolinguística. É Presidente da CLL – Cimeira Lusófona de Liderança, evento promovido pela CHASTRE CONSULTING, que reúne anualmente CEO`s, Executivos e Diretores de empresas de todos os setores de atividade, para discutirem e partilharem novas abordagens à Liderança nas Organizações.

Acredita que ter a Atitude Certa é dar o melhor a cada segundo em tudo o que se faz e é com esse propósito que vive e trabalha!

Elsa Dinis

Senior Project Manager
HR Senior Manager / Change & Transformation Manager
Visiting Professor no ISCTE

Gestora de Projetos e Consultora - Nova Business School, PwC Portugal, Jason Associates e Mercer Portugal. Projetos em temas de Assessment & Development Centre, Organizational Design, Leadership Development, HR Transformation & Change Management em clientes nacionais e internacionais.

Em Jerónimo Martins trabalha em projetos de transformação digital e gestão da mudança focada em Processos RH.

Fernanda Correia Dominguinhos

Diretora RH da Norauto Portugal

Possui Licenciatura em GRH pela Universidade Lusíada e MBA em GRH pela Escola Gestão e Negócios da Universidade Autónoma. Iniciou a carreira profissional na Sonae Distribuição em 1989, onde desenvolveu missões como Técnica de Recrutamento e Seleção, Responsável de RH e Gestora Operacional de RH. Desde 2005 integrou a Norauto Portugal, onde criou o departamento, desenvolve a estratégia de RH e participa em vários projetos e sinergias internacionais da Mobivia. Integra o Comité Estratégico e é formadora em várias nas áreas RH.

Rosário Cramez

Professora e Consultora de Gestão de Talento

Rosário Cramez, consultora de gestão de talento e professora universitária, com experiência em projetos de Assessment e Development Center, Diagnóstico de Clima Organizacional, Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento de Liderança em empresas públicas e privadas. É também formadora nas áreas comportamentais e desenvolvimento pessoal, Trainer em PNL e certificada em Linguagem Corporal pela In Body Language. Mestre e Doutoranda em Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos, pelo ISCSP, onde a sua linha de estudo se tem direcionado para a Liderança Destrutiva.

Rita Oliveira Pelica

Chief Energy Officer & Founder da ONYOU – Empowering & Learning Experiences

Curiosa e de espírito empreendedor, Rita é Chief Energy Officer & Founder da ONYOU – Empowering & Learning Experiences, desenhando e implementando projetos de facilitação, formação e mentoring, com ênfase no desenvolvimento de soft skills (principalmente liderança, comunicação e empreendedorismo). A sua toolbox apresenta uma diversidade de ferramentas (LEGO® Serious Play®, Liberating Structures, Business Model You®, Management 3.0, Sociocracia 3.0 e Storytelling), integrando de forma inovadora conceitos de gestão, marketing, comunicação, empreendedorismo e recursos humanos - áreas nas quais tem focado a sua carreira. É mestre em Marketing, pós-graduada em Marketing Management e licenciada em Gestão, pelo ISEG/Universidade de Lisboa. É também pós-graduada em Neurociências aplicadas ao processo de tomada de decisão. Frequenta o 2º ano do Doutoramento em Recursos Humanos, no ISCSP/Universidade de Lisboa. Em regime pro bono é Board Member da Associação Portugal Agora e do INTEC – Instituto de Tecnologia Comportamental, co-fundadora do Leadership Toastmasters Club (public speaking) e membro fundador da IAF Portugal (International Association of Facilitation). Mais recentemente, juntou-se à LEAGUE OF INTRAPRENEURS como PORTUGAL Catalyst

Joana Araújo Lopes

Psicóloga Clínica, Coach e Trainer de PNL

Psicóloga e formadora na área comportamental, desde 2006;
Pós-graduada em consulta Psicológica;
Psicoterapeuta, Psicodramatista pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama e terapeuta de EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing);
Coach e Trainer em Programação Neurolinguística, desde 2011, certificação reconhecida pela IA-NLP e pelo InPNL. Aprendeu e aprofundou o conhecimento com nomes como: Eva Wieprecht, Jairo Mancilha John Grinder, Luzia Wittmann, Michaell Carroll, Robert Dilts, Sid Jacobson, Tom Best;
Certificada no Human Validation Model, modelo desenvolvido pela Psicoterapeuta Sistemica Virginia Satir;
Exerce a sua atividade profissional, em contexto de formação, coaching, consulta individual e terapia de grupo. Com mais de 7 mil horas como trainer de PNL e tendo acompanhado centenas de pessoas em contexto de coaching e terapêutico.

Nuno Simões

Diretor de Recursos Humanos PWC

Nuno Gonçalo Simões é o Director de Capital Humano da PwC Portugal, Cabo Verde e Angola. Licenciado em Sociologia do Trabalho na especialização de Planeamento de Pessoal, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, é um apaixonado pelas pessoas e pela área de Recursos Humanos. Ao longo de 21 anos de carreira teve a oportunidade de trabalhar nesta área em multinacionais como o Grupo Auchan , o Grupo Daimler Mercedes Benz e o Grupo Compass Eurest Portugal, além da PwC , onde está desde o início de 2016. Estas diferentes experiências permitiram-lhe adquirir competências diversas e a capacidade de delinear e implementar políticas de recursos humanos adaptadas às necessidades e desafios das organizações e das suas pessoas. Desde 2019 é igualmente membro da "DCH - Organización Internacional de Directivos de Capital Humano" fazendo parte do Board da DCH Portugal

Apresentação do Curso

O Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégia do Talento visa uma formação altamente qualificada na área de Recursos Humanos. O papel dos gestores de Recursos Humanos tem vindo a alterar-se ao longo do tempo. De uma lógica administrativa e operacional, passamos hoje à necessidade dos gestores de Recursos Humanos se assumirem como gestores de Talento, obrigando-os a um posicionamento mais estratégico e envolvido com as necessidades de negócio. Para dar resposta aos desafios dos gestores de Talento, o curso oferece três módulos fundamentais:

  • Perspectiva integrada da gestão de talento;
  • Tendências e formas de implementação de práticas;
  • Estratégias individuais e em equipa capazes de aumentar a performance e a motivação;

Razões para Frequentar o Curso

  • Integrar um curso onde poderá estudar as melhores práticas atuais de mercado, numa perspectiva integrada: Estratégia e Gestão das Organizações, Change Management, Gestão de projetos em Gestão de Talento, Ética e Responsabilidade Social;
  • Apreender como implementar na prática as técnicas de Atração e Seleção de Talento. Mapeamento e desenvolvimento de Talent Pools, Gestão Estratégica de Compensação e Benefícios, Práticas e Metodologias de Upskilling e Reskilling;
  • Definir estratégias individuais e em equipa capazes de aumentar a performance e a motivação: Coaching e PNL, Gestão de Equipas de Alta Performance, Negociação e Gestão de Conflitos, Comunicar em Reuniões e Apresentações Públicas;

Objectivos

  • Conhecimento e domínio aprofundado do papel da Gestão de Talento numa visão integrada aos desafios mundiais e da gestão organizacional.
  • Conhecer e implementar as melhores práticas de Gestão de Talento, no âmbito da atração, desenvolvimento e retenção.
  • Conhecimento e domínio aprofundado das metodologias e técnicas de desenvolvimento pessoal e de equipas que permitem aumentar a influência, resiliência, gestão das emoções e performance.

Saídas Profissionais

  • Gestores de Equipas
  • Gestores de Recursos Humanos
  • Recrutadores

Horário

Curso lecionado em regime de e-learning.

Destinatários

  • CxO
  • Gestores de Equipas
  • Gestores de Recursos Humanos
  • Recrutadores
  • Recém-licenciados que procurem formação avançada na Gestão de Talento

Condições de Acesso

As habilitações de acesso correspondem ao grau de licenciatura ou equivalente.
Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados detentores de um currículo profissional que seja reconhecido de relevante mérito numa das áreas científicas abrangidas.

Plano de Estudos

UC/Módulo ECTS Horas
Estratégia e Gestão das Organizações 1 10
Change Management 1 10
Gestão de Projetos em Gestão de Talento 1 10
Ética e Responsabilidade Social 1 10
Atração e Seleção de Talento 2 15
Mapeamento e Desenvolvimento de Talent Pools 2 15
Práticas e Metodologias de upskilling e reskilling 2 15
Gestão Estratégica de Compensações e Benefícios 2 15
Coaching e PNL 2 15
Gestão de Equipas de Alta Performance 2 15
Negociação e Gestão de Conflitos 2 15
Comunicar em reuniões e apresentações em público 2 15

Calendários escolares

Instalações onde decorrem as aulas:

IPLUSO Rua do Telhal aos Olivais n8 - 8a / 1950-396 Lisboa:

  • ERISA – Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches
  • ESCAD – Escola Superior de Ciências da Administração

IPLUSO Campo Grande 400 / 1700- 098 Lisboa:

  • ESEL – Escola de Educação da Lusofonia
  • ECIA – Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes
  • EET – Escola Superior de Engenharia e Tecnologias
  • ESPA – Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal

Valores

  • Candidatura
    Candidatos nacionais
    (candidatos estrangeiros)
    45€
    (260€)
    Matrícula e Inscrição 190€
    Seguro Escolar
    (cursos área saúde)
    40€
    (45€)

    10% de desconto no valor da candidatura
    Para candidaturas até ao dia 15 de julho e a propina necessita de ser paga a 100%.

  • Propinas
    Propina mensal 390€ x 5 meses
      390 euros + matrícula e seguro-  até 30 de setembro
      390 euros –até  27 outubro
      390 euros – até 29 novembro janeiro
      390 euros – até 17 janeiro
      390 euros – até 23 fevereiro
    Propina total 1950€
Consulte a Política de Privacidade em vigor no Ipluso.
Direitos de autor © 2022 IPLUSO. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.