IPLUSO 19639
Imaging in Radiology I
Medical Imaging and Radiotherapy
-
ApresentaçãoPresentationUnidade curricular do Curso de Imagem Médica e Radioterapia que tem como objetivo dotar o futuro profissional de conhecimentos sobre técnicas radiológicas que lhe permitam responder às necessidades clínicas, ao encontro das diferentes patologias, necessidades e limitações dos pacientes. Pela contextualização da teoria, pretende-se levar o discente a criar mecanismos de prática reflexiva, a pensar a ação em ação e o resultado da ação. Este processo tem-se como gerador de uma prática de constante auto-aprendizagem e auto-critica conducente a uma adaptação das técnicas mais apropriadas aos pacientes para o diagnóstico pretendido. Deve o discente compreender os conceitos gerais das técnicas lecionadas, descrevendo os protocolos e posicionamentos dos exames. A simulação dos problemas da prática diária e o paralelismo com as aulas teóricas permitirá ao discente visualizar, aplicar, praticar e corrigir a aplicação das técnicas radiológicas por forma a cimentar a assimilação dos conhecimentos.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos Introdução, Conceitos gerais e terminologia, Proteção radiológica. Técnica radiográfica e protocolos para estudo: Membro Superior Membro Inferior Coluna Vertebral Cíntura Pélvica Crânio Tórax ósseo e sistema respiratório Cavidade abdominal e sistema digestivo Adequação das técnicas radiológicas lecionadas a pacientes pediatricos Apoio em teatro cirúrgico Nas aulas teórico-práticas o discente é confrontado com a relação com os pacientes e utilizadores dos seus serviços, aplicando na prática a matéria lecionada nas aulas teóricas tendendo a diferentes realidades em prováveis cenários. Pretende-se desenvolver as competencias interpessoais na componente prática. Os alunos devem: prepar o exame a realizar de acordo com a informação clínica; desenvolver a sua postura e apresentação ao paciente; chamar o paciente (identificação positiva); transmitir as devidas informações ; a realização do exame; a comunicação do final do exame e a despedida do paciente.
-
ObjectivosObjectivesOs principais objetivos de aprendizagem consistem na transmissão de conhecimentos sobre técnicas e posicionamentos para estudo radiográfico das diferentes regiões anatómicas em radiologia médica. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de competências instrumentais, conhecer e compreender: - os príncipios gerais da utilização de radiação X e formação da imagem para diagnóstico médico; - a aplicação da técnica radiológica, compreendendo e descrevendo os protocolos; - identificar e intrepretar a anatomia; - principíos e técnicas de proteção radiológica. Desenvolver as competências interpessoais, dinamizando o trabalho em grupo nas aulas práticas, promovendo a discussão e critica individual pela participação ativa na prática da técnica radiológica. Promover as competências sistémicas levando o discente a resolver os problemas que lhe são apresentados na aula prática, devendo demonstrar possuir conhecimentos sobre os posicionamentos, utilização do equipamento e resultados esperados.
-
BibliografiaBibliographyVentura S. et all. Técnicas e Procedimentos em Radiologia Convencional. Lidel. Lisboa. 2013. Bontrager K., Lampignano J.. Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada. 6ª Edição. Elsevier Editora. São Paulo, Brasil. 2006 Ballinger P., Frank E..Merrill’s atlas of radiographic positions and radiologic procedures. Vol I. 30th Edition. Mosby. USA. 2003. Ballinger P., Frank E.. Merrill’s atlas of radiographic positions and radiologic procedures. Vol II. 30th Edition. Mosby. USA. 2003 Long B., Rollins J., Smith B.. Merril’s Atlas of Radiographic Positioning & Procedures. Volume three. Thirteenth Edition. Elsevier. USA. 2016.
-
MetodologiaMethodologyExpositive, demonstrative, participative and problem solving. The unit can be effected by continuous assessment or final evaluation. The final classification (FC) curricular unit for continuous evaluation is obtained from the marks obtained in the written component (T) and the laboratory component (PL). The written component consists of two written tests and is on theoretical and practical content. The minimum grade in each frequency is 8 values. The laboratory component consists of two moments of practical assessment conducted during the laboratory classes, must be equal to or greater than 9.5. The final grade is calculated from the following formula: CF = 0.50 T + 0.50 PL. The classification of all assessment instruments is expressed on a scale of 0 to 20, and the weighted value of the marks obtained must be equal or greater than 9.5 values.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureMandatory
-
EstágioInternshipNão