IPLUSO 19639
Imagem em Radiologia I
Imagem Médica e Radioterapia (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationUnidade curricular do Curso de Imagem Médica e Radioterapia que tem como objetivo dotar o futuro profissional de conhecimentos sobre técnicas radiológicas que lhe permitam responder às necessidades clínicas, ao encontro das diferentes patologias, necessidades e limitações dos pacientes. Pela contextualização da teoria, pretende-se levar o discente a criar mecanismos de prática reflexiva, a pensar a ação em ação e o resultado da ação. Este processo tem-se como gerador de uma prática de constante auto-aprendizagem e auto-critica conducente a uma adaptação das técnicas mais apropriadas aos pacientes para o diagnóstico pretendido. Deve o discente compreender os conceitos gerais das técnicas lecionadas, descrevendo os protocolos e posicionamentos dos exames. A simulação dos problemas da prática diária e o paralelismo com as aulas teóricas permitirá ao discente visualizar, aplicar, praticar e corrigir a aplicação das técnicas radiológicas por forma a cimentar a assimilação dos conhecimentos.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos Introdução, Conceitos gerais e terminologia, Proteção radiológica. Técnica radiográfica e protocolos para estudo: Membro Superior Membro Inferior Coluna Vertebral Cíntura Pélvica Crânio Tórax ósseo e sistema respiratório Cavidade abdominal e sistema digestivo Adequação das técnicas radiológicas lecionadas a pacientes pediatricos Apoio em teatro cirúrgico Nas aulas teórico-práticas o discente é confrontado com a relação com os pacientes e utilizadores dos seus serviços, aplicando na prática a matéria lecionada nas aulas teóricas tendendo a diferentes realidades em prováveis cenários. Pretende-se desenvolver as competencias interpessoais na componente prática. Os alunos devem: prepar o exame a realizar de acordo com a informação clínica; desenvolver a sua postura e apresentação ao paciente; chamar o paciente (identificação positiva); transmitir as devidas informações ; a realização do exame; a comunicação do final do exame e a despedida do paciente.
-
ObjectivosObjectivesOs principais objetivos de aprendizagem consistem na transmissão de conhecimentos sobre técnicas e posicionamentos para estudo radiográfico das diferentes regiões anatómicas em radiologia médica. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de competências instrumentais, conhecer e compreender: - os príncipios gerais da utilização de radiação X e formação da imagem para diagnóstico médico; - a aplicação da técnica radiológica, compreendendo e descrevendo os protocolos; - identificar e intrepretar a anatomia; - principíos e técnicas de proteção radiológica. Desenvolver as competências interpessoais, dinamizando o trabalho em grupo nas aulas práticas, promovendo a discussão e critica individual pela participação ativa na prática da técnica radiológica. Promover as competências sistémicas levando o discente a resolver os problemas que lhe são apresentados na aula prática, devendo demonstrar possuir conhecimentos sobre os posicionamentos, utilização do equipamento e resultados esperados.
-
BibliografiaBibliographyVentura S. et all. Técnicas e Procedimentos em Radiologia Convencional. Lidel. Lisboa. 2013. Bontrager K., Lampignano J.. Tratado de Posicionamento Radiográfico e Anatomia Associada. 6ª Edição. Elsevier Editora. São Paulo, Brasil. 2006 Ballinger P., Frank E..Merrill’s atlas of radiographic positions and radiologic procedures. Vol I. 30th Edition. Mosby. USA. 2003. Ballinger P., Frank E.. Merrill’s atlas of radiographic positions and radiologic procedures. Vol II. 30th Edition. Mosby. USA. 2003 Long B., Rollins J., Smith B.. Merril’s Atlas of Radiographic Positioning & Procedures. Volume three. Thirteenth Edition. Elsevier. USA. 2016.
-
MetodologiaMethodologyExpositiva, demonstrativa, participativa e resolução de problemas. A unidade curricular pode ser efetivada por avaliação contínua ou por avaliação final. A classificação final (CF) da unidade curricular por avaliação contínua é obtida a partir das classificações obtidas na componente escrita (T) e na componente laboratorial (PL). A componente escrita consta de duas frequências escritas e é relativa aos conteúdos teóricos. A classificação mínima em cada frequência é de 8 valores. A componente prática consta de 2 momentos de avaliação práticos realizados durante as aulas laboratoriais, devendo ser igual ou superior a 9,5 valores. A classificação final é calculada a partir da seguinte fórmula: CF = 0,50 T + 0,50 PL. A classificação de todos os instrumentos de avaliação é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo que o valor ponderado das classificações obtidas tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS6
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão




