Skip to main content

Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches (ERISA) e Clínica São João de Deus reforçam parceria estratégica

07 de novembro 2025

Encontro resulta na criação de uma nova pós-graduação em Instrumentação Cirúrgica já no segundo semestre

Uma delegação da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches (ERISA) do IPLUSO reuniu-se com representantes da Clínica de São João de Deus com o objetivo de analisar formas de estreitar laços de cooperação ao nível dos estágios e da formação pós-graduada.

A delegação da escola foi composta pelo diretor, José Manuel Silva, pela sub-diretora, Mónica Teixeira, e pelo coordenador da licenciatura em Enfermagem, João Longo. A representar a Clínica de São João de Deus estiveram a enfermeira diretora, Fátima Araújo, e a chefe do bloco operatório, Sandra Bogarim.

Deste encontro ficou já definida a abertura de uma Pós-graduação em Instrumentação Cirúrgica no segundo semestre do presente ano letivo. Esta formação visa corresponder a uma necessidade de enfermeiros habilitados a exercer funções nos blocos operatórios, permitindo-lhes aceder a melhores condições remuneratórias.

Foi também acordado o planeamento de uma futura Pós-graduação em Cuidados Paliativos, a implementar assim que estejam reunidas as condições necessárias para a sua abertura.

Esta reunião insere-se na reorientação estratégica da oferta formativa e da política de alianças da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches (ERISA). A instituição procura estabelecer parcerias nacionais e internacionais que contribuam para o reforço da qualidade dos cursos existentes e para uma maior oferta decorrente do trabalho colaborativo e da partilha de recursos humanos e materiais.

Agenda de Eventos

26 de novembro de 2025

Aprimoramento de competências de pesquisa e gestão de informação na Biblioteca Victor de Sá

12 de novembro de 2025

Uma aula aberta que pretende destacar o papel dos profissionais na construção de contextos educativos inclusivos e socialmente justos

De 27 de setembro a 20 de dezembro 2025

A Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, recebe até 20 de dezembro, as ilustrações dos estudantes da Licenciatura em Ilustração e Desenho

29 de outubro a 17 de dezembro

O novo Ciclo de Workshops para Estudantes começa a 29 de outubro e aborda temas como gestão de tempo, métodos de estudo e saúde mental

"Sou o Tiago, tenho 25 anos, sou antigo aluno do CTeSP em Gestão de Sistemas de Informação na ESCAD, onde posteriormente tive a possibilidade de seguir para a Licenciatura em Gestão Empresarial e atualmente encontro-me em Mestrado. Quando acabei o 12.º ano não sabia muito bem por onde ir, e ao procurar na internet achei o curso interessante.

Era o primeiro ano que ia abrir, portanto, decidi aventurar-me e fui ver o que realmente era. O curso é bastante abrangente, tanto na área de gestão como de informática, onde é possível aprender muitas linguagens de informação, aprender muitas bases de gestão. Para quem quiser perseguir tanto gestão como informática tem a possibilidade de seguir em frente e abordar novos desafios.

O estágio abriu-me as portas para a Licenciatura, entrei em Gestão Empresarial, o que, tanto na parte de gestão, como do curso consegui avançar para a Licenciatura, onde muito do que já tinha aprendido dei.

Aproveitem, é um ótimo curso, abrange muitas áreas e dá logo a oportunidade de entrar no mercado de trabalho, que é bastante bom atualmente. Onde cada vez é mais difícil entrar no mercado de trabalho sem espaços, que neste caso a licenciatura dá, onde tanto a nível prático quanto teórico abrange muitas possibilidades para depois aproveitar no estágio e depois no trabalho.

Após ter terminado o estágio consegui ingressar dentro da CGI num projeto na área financeira, onde comecei por ser Developer, aprendi bastante. Atualmente encontro-me numa posição de ScrumMaster a liderar uma equipa, num projeto de cooperação em automação, onde atualmente é um dos grandes objetivos e cada vez evoluo mais."

Tiago Vieira
CTeSP em Gestão de Sistemas de Informação

"A Licenciatura em Educação Básica tem sido, para mim, um verdadeiro desafio profissional e académico muito gratificante."

Eu, tal como a maior parte dos alunos que entram para esta Licenciatura, pretendo seguir uma das profissões mais nobres que existe - ser professor ou educador de infância.

Nesta profissão, conseguimos sentir nas nossas mãos o grande poder e a grande responsabilidade de formar novas gerações. Foi aqui na Escola Superior de Educação da Lusofonia (ESEL) do Instituto Politécnico da Lusofonia (IPLUSO) que consegui ter as minhas primeiras experiências tanto com os conteúdos lecionados, como com a realidade da profissão através dos estágios curriculares realizados. A ESEL proporciona todas as ferramentas necessárias e os professores e diretores acompanham-nos ao longo do curso e indicam o(s) caminho(s) a seguir dando-nos todo o apoio necessário para sermos bem sucedidos na nossa formação e na nossa futura atividade profissional.

Aconselho vivamente a viverem a experiência deste curso que nos traz um enorme enriquecimento pessoal e académico.

Durante todo o meu percurso, ao longo da Licenciatura, a ESEL proporcionou-me vivenciar experiências e desenvolver contactos que irão ser extremamente importantes para o meu futuro profissional. Por isso, dirijo um especial agradecimento aos diretores e docentes do curso, ao  Presidente do IPLUSO e aos funcionários. Agradecer-lhes a oportunidade de poder ser estudante e fazer parte desta prestigiada instituição que formou, forma e que com certeza irá formar excelentes profissionais que enriquecerão o ensino em Portugal."

Filipe Monteiro
Licenciatura em Educação Básica

"Tive professores excecionais, muitos deles a exercer as suas funções, enquanto profissionais de Saúde/Técnicos Superiores de Saúde, com um conhecimento vasto, teórico e prático, e com uma noção clara do mercado de trabalho atual.

Fui trabalhador-estudante durante todo o meu percurso universitário e com algum esforço consegui conciliar ambas as coisas e concluir o curso nos 4 anos. Foi excelente, o facto da ERISA proporcionar aos seus alunos laboratórios, aulas práticas e a existência de estágios curriculares, em todos os semestres, após a transmissão do conhecimento teórico.

Nesse sentido, acredito que a ERISA e a estrutura do plano curricular foram fundamentais, dando-me as capacidades e as ferramentas necessárias para enfrentar cada novo estágio e na facilidade com que entrei no mercado de trabalho."

Henrique Cardoso Ferreira
Licenciatura em Enfermagem