Skip to main content

IPLUSO 27384

Linguagem e Narrativa Audiovisual

Arte Multimédia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    .
  • ProgramaProgramme
    Os conteúdos programáticos desta UC abordam os seguintes temas: 1.Introdução à linguagem do cinema - Origens e experimentalismo - Desenvolvimento e sistematização da linguagem audiovisual 2.Elementos essenciais da narrativa audiovisual - Espaço, tempo e continuidade - Estrutura de uma narrativa linear 3.A narrativa clássica e alternativas - O paradigma da narrativa clássica de Hollywood - Estruturas narrativas não lineares e fragmentadas 4.Exploração da linguagem cinematográfica - Planos, enquadramento e movimentos de câmara - O impacto emocional da composição visual 5.Análise e interpretação de narrativas audiovisuais - Diferentes géneros e formatos (documentário, vídeoarte, ficção, entre outros) - Comparação entre cinema comercial, experimental e autoral 6.Gramática do audiovisual e estética cinematográfica - Decupagem e montagem - Uso da imagem e do som na construção da narrativa  
  • ObjectivosObjectives
    A UC adopta uma abordagem crítica à história do audiovisual, do cinema e da televisão,desenvolvendo a necessidade de interpretação do estilo fílmico, enfatizando o que é e não é comercial, experimental ou autoral.O seu campo de ação é vasto, estimulando a curiosidade na forma de contar histórias e possibilitando competências aplicáveis também nas áreas de ilustração e animação. Compreender a linguagem e os modos de expressão do cinema e do audiovisual.Compreender o léxico cinematográfico envolve conceitos sobre movimentos e estilos como o Cinema Novo, a Nouvelle Vague, o cinema clássico e o cinema de arte,bem como conceitos fundamentais como autor e cinefilia.Além disso, inclui a familiarização com elementos de composição visual e narrativa, como campo, fora de campo e decupagem, e compreensão de diferentes géneros e formatos: o documentário e a vídeoarte. Adquirir competências essenciais na planificação e realização, adaptadas a diversos formatos e contextos de exibição audiovisual  
  • BibliografiaBibliography
    Arijon, D. (1990). Grammar of the film language. Silman James Press. Aumont, J., & Marie, M. (2001). Dictionnaire théorique et critique du cinéma. Editions Nathan/HER. Bordwell, D., Thompson, K., & Smith, J. (2019). ISE Film Art: An Introduction (12th ed.). McGraw-Hill Education. Burch, N. (1973). Praxis do cinema. Editorial Estampa. Casetti, F. (1994). Teorías del cine (1945-1990). Cátedra, Signo e Imagen. Dancyger, K. (2002). The technique of film and video editing. Focal Press. Manovich, L. (2001). The language of new media. MIT Press. Katz, S. (1991). Film directing: Shot by shot: Visualizing from concept to screen. Michael Wiese Productions.  
  • MetodologiaMethodology
    A metodologia combina exposições interativas e teóricas com uma forte componente prática. Os alunos participam em: - Análise crítica de obras audiovisuais e exercícios práticos individuais e em grupo. - Sessões práticas sobre técnicas narrativas, enquadramento e montagem, com utilização do DaVinci Resolve. - Estudos de caso e reflexões teóricas para incentivar o pensamento crítico e a autonomia. - Avaliação contínua, considerando assiduidade, participação ativa e projetos práticos.  
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não