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IPLUSO 3872

Marketing Management

Business Management
  • ApresentaçãoPresentation
    Partilhar a consciência de uma filosofia de gestão de Marketing, dentro de parâmetros éticos, e compreender as diferenças de abordagem em atividades públicas e sociais.
  • ProgramaProgramme
    1. Introdução 2. Economia Global 3. Marketing: considerações gerais Necessidades e comportamentos Valor Mercado, concorrência, segmentação e micro-segmentação Positioning Marca Produto: bens e serviços (tangibilidade e perecibilidade) 4. Especificidade dos sectores público e social Utentes ou clientes Os valores (ética, transparência, privacidade e função do Estado) O terceiro sector 5. O Core do Marketing Aspectos do marketing Produto Comunicação Preço Distribuição Pessoas Processos Prova física / experiência Marketing mix Aspectos particulares do marketing público e social 6. Formas do marketing Marketing directo / big data Marketing digital / Mobile Marketing interno / Employer brand 7. Comunicação organizacional Reputação Sustentabilidade Responsabilidade social Relações públicas Assessoria de imprensa 8. Criatividade e disrupção
  • ObjectivosObjectives
    Conhecer os princípios gerais do Marketing Ser capaz de identificar as especificidades dos sectores público e social Compreender os aspectos específicos do Marketing público e social Identificar as relações entre marketing e comunicação organizacional Capacitar os alunos para o trabalho científico Capacitar os alunos para o trabalho prático
  • BibliografiaBibliography
    Principles of Marketing (17th Edition), Philip Kotler e Gary Armstrong, 2017, Pearson, ISBN-13: 978-0134492513 Marketing Management (15th Edition), Philip Kotler e Kevin Lane Keller, 2015, Pearson, ISBN-13: 978-0133856460 Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital, Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, 2016, Wiley, ISBN-13: 978-1119341208 Social Marketing: Behavior Change for Social Good (6th Edition), Nancy R. Lee e Philip Kotler, 2019, SAGE Publications, ISBN-13: 978-1544351490 Marketing in the Public Sector: A Roadmap for Improved Performance, Philip R. Kotler e Nancy Lee, 2006, FT Press, ISBN-13: 978-0137060863 Mercator: 25 Anos - O Marketing na Era Digital, Arnaud de Baynast, Jacques Lendrevie, Julien Lévy, Pedro Dionísio e Vicente Rodrigues, 2018, Dom Quixote, ISBN: 978-9722065917  
  • MetodologiaMethodology
    Apresentação de temas Discussão de artigos Trabalhos de grupo Apresentações orais   Avaliação: 20% através de avaliação contínua aferida por participação activa nas aulas e interesse demonstrado nas matérias; 60% através de apresentação individual de trabalho, máximo de 15 minutos, com tema proposto pelo aluno e aprovado pelos docentes; 20% através de discussão e contra-argumentação nas apresentações de trabalhos dos outros alunos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Mandatory
  • EstágioInternship
    Não