Representações Sociais e Qualidade de Vida

15 a 17 de dezembro - Das 8h00 às 21h00 - Clique aqui para se inscrever
Resumo

II Congresso Internacional Interdisciplinar sobre Representações Sociais e sobre Qualidade de Vida do Vale do São Francisco - CIRSQVASF

O evento tem o objetivo central de ser um espaço para construção de conhecimentos a partir de pesquisas desenvolvidas em centros de investigação de excelência no âmbito da Saúde, da Qualidade de Vida e das Representações Sociais com o sentido de contribuir para uma efetiva transformação social, política e formativa, em diversos níveis, além de colaborar na sinergia da integração, da corresponsabilização intersetorial, do desenvolvimento, da pesquisa e da promoção de cuidados em saúde com o intuito de assegurar a dignidade como elemento básico para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos especialmente nestes tempos de enfrentamento à pandemia COVID-19.

A I OLYMHEALTHCARE é parte da programação do II CIRSQVASF, e foi pensada e construída para estudantes da área da Saúde, nesta primeira edição está direcionada aos estudantes de Enfermagem, e tem por objetivo fomentar a prática da intervenção clínica por meio do Problem-Based Learning (PBL) envolvendo um torneio entre equipas, como estratégia educacional que permite a demonstração e o exercício das competências apreendidas.

Nesse contexto, o II CIRSQVASF e a I OLYMHEALTHCARE são realizados pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar sobre Saúde, Educação e Educação Física – GIPEEF, vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), mas conta com o fundamental apoio de pesquisadores comprometidos inseridos em Núcleos de Investigação de Estabelecimentos de Saúde, Institutos e Universidades para enriquecimento do programa científico, organizando a seleção de relevantes temas e o contributo refinado na composição dos intervenientes das várias atividades, oficinas, mesas-redondas e sessões de apresentação de trabalho. Evento que também é fruto do lançamento de livros organizados desde 2017 em trabalho integrado de mais de 900 pesquisadores, em seus 26 volumes.

As investigações e trabalhos de pesquisa poderão ser partilhados nas áreas estratégicas definidas pela Comissão Científica, sendo elas:
1) Representações Sociais na contemporaneidade;
2) Qualidade de Vida e Saúde em uma perspetiva interdisciplinar;
3) Atividade Física, Desporto e Saúde em sua relação com o COVID-19;
4) Saúde Mental de diversas populações em tempos de pandemia.

Pretendemos ser motor das atividades de investigação e extensão no âmbito da qualidade de vida e das representações sociais, motor da melhoria das ações e serviços de promoção da saúde e prevenção de doenças da população, motor da potenciação do trabalho articulado entre as diversas instituições, especialidades, áreas do conhecimento, minorias ativas e investigação clínica. O II CIRSQVASF é o espaço perfeito para estimularmos esta última com reverência ao rigor e culto da evidência científica.

Destarte, em nome da Comissão Organizadora e Científica do II CIRSQVASF e da I OLYMHEALTHCARE, damos as boas-vindas, convidamos para que enviem seus resumos e agradecemos especialmente aos palestrantes que aceitaram construir esse momento connosco. Desejamos um excelente congresso a todos!

Consultar Programa Completo