Skip to main content

Agenda de Eventos

Impacto da Dimensão Humana nos Ecossistemas Terrestres

29 de outubro de 2025

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

Aula aberta que visa debater o papel da sociedade na contribuição para a conservação e a degradação dos ecossistemas

A relação entre a humanidade e os ecossistemas terrestres tem sido marcada por uma profunda interdependência, mas também por uma crescente pressão sobre os sistemas naturais. Esta sessão aberta pretende promover uma reflexão alargada sobre o impacto da ação humana na Terra, explorando as suas dimensões ecológicas, sociais e éticas.

Objetivos da Sessão

  • Analisar a influência humana nos ecossistemas terrestres;
  • Promover uma visão integrada da sustentabilidade, que considere a complexidade das interações entre sistemas naturais e humanos;
  • Estimular o pensamento crítico sobre o papel da ciência, da educação e das políticas públicas na mitigação dos impactos ambientais;
  • Fomentar o diálogo interdisciplinar e a partilha de conhecimento entre especialistas, estudantes e a comunidade em geral.

Público-Alvo

Esta sessão destina-se a estudantes universitários, investigadores, professores, profissionais das áreas ambientais, bem como a cidadãos interessados nas questões da sustentabilidade, ecologia e conservação da natureza. O evento convida à participação de todos aqueles que desejam compreender de forma mais profunda os desafios e responsabilidades que a humanidade enfrenta na preservação dos ecossistemas terrestres.

Professora Doutora Helena Freitas

Professora Catedrática de Biodiversidade e Ecologia na Universidade de Coimbra e foi galardoada com o Prémio Ernst Haeckelda EEF pelos seus contributos para a ciência ecológica europeia, em 2024. Atualmente, é Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, supervisionando iniciativas na interseção da ciência, bem-estar social e sustentabilidade ambiental.

A sua experiência abrange uma vasta gama de áreas científicas, incluindo ecossistemas mediterrânicos, biologia da conservação, ecologia microbiana e políticas para a sustentabilidade. Atualmente, tem fomentado a investigação ecológica aplicada, liderando vários projetos da UE em agroecologia, setor agroalimentar e gestão da paisagem.

É titular da Cátedra UNESCO em Salvaguarda da Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável desde 2013 e tem liderado uma grande iniciativa EEA Grant, destacando o valor das 12 Reservas da Biosfera da UNESCO portuguesas.

Para além da academia, Helena desempenhou funções de gestão e políticas e ocupou cargos-chave em organizações ambientais (fundadora e presidente da Liga para a Proteção da Natureza e da Sociedade Portuguesa de Ecologia, e vice-presidência na Sociedade Europeia de Ecologia). Reconhecida pelos seus muitos contributos, Helena Freitas recebeu inúmeras distinções, entre as quais a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 2000, e o Prémio Portugal Inspirador de Personalidade do Ano em Sustentabilidade, em 2022.

Professora Doutora Maria Amélia Martins-Loução

Professora Catedrática Aposentada de Ciências, Universidade de Lisboa, investigadora sénior no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Globais (cE3c), presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) e da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Lisboa (Alumni ULisboa). 

Doutora em Biologia (1985) e agregada em Ecologia (1985), realizou mestrado em Comunicação de Ciência. (2014). Foi Vice-Reitora da Universidade de Lisboa (2006-2011), Diretora do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural, (2002 a 2009), Presidente da Direcção do Museu Nacional de História Natural (2004-2006) e Presidente do Departamento de Biologia Vegetal de Ciências (1999-2002). 

É Académica Correspondente da Real Academia Nacional de Farmácia (Espanha) (2006), foi considerada uma das 100 Mulheres Cientistas Ciência Viva (2016) e recebeu o Prémio IberoAmericano de Botânica, Prémio Cortes de Cadiz (2010) e o Grande Prémio Ciência Viva 2021. É autora de mais de 250 títulos (capítulos, livros, artigos internacionais e textos de divulgação).

Programa

  • 14h00 -  Sessão com Professora Doutora Helena Freitas
    Universidade de Coimbra
  • 17h00 - Sessão com Professora Doutora Maria Amélia Martins-Loução

publicado em: 13 outubro 2025 | modificado em: 13 outubro 2025