Skip to main content

Agenda de Eventos

Impacto da Dimensão Humana nos Ecossistemas Terrestres

29 de outubro de 2025

Objetivos de Desenvoltimento Sustentável (ODS)

Aula aberta na Escola Superior de Educação da Lusofonia do IPLUSO (ESEL - IPLUSO) que visa debater o papel da sociedade na contribuição para a conservação e a degradação dos ecossistemas

A relação entre a humanidade e os ecossistemas terrestres tem sido marcada por uma profunda interdependência, mas também por uma crescente pressão sobre os sistemas naturais. Esta sessão aberta pretende promover uma reflexão alargada sobre o impacto da ação humana na Terra, explorando as suas dimensões ecológicas, sociais e éticas.

Objetivos da Sessão

  • Analisar a influência humana nos ecossistemas terrestres;
  • Promover uma visão integrada da sustentabilidade, que considere a complexidade das interações entre sistemas naturais e humanos;
  • Estimular o pensamento crítico sobre o papel da ciência, da educação e das políticas públicas na mitigação dos impactos ambientais;
  • Fomentar o diálogo interdisciplinar e a partilha de conhecimento entre especialistas, estudantes e a comunidade em geral.

Público-Alvo

  • Estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
  • Estudantes do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
  • Estudantes universitários, investigadores, professores, profissionais das áreas ambientais, bem como a cidadãos interessados nas questões da sustentabilidade, ecologia e conservação da natureza.
  • Todos aqueles que desejam compreender de forma mais profunda os desafios e responsabilidades que a humanidade enfrenta na preservação dos ecossistemas terrestres.

Professora Doutora Helena Freitas

Professora Catedrática de Biodiversidade e Ecologia na Universidade de Coimbra e foi galardoada com o Prémio Ernst Haeckelda EEF pelos seus contributos para a ciência ecológica europeia, em 2024. Atualmente, é Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, supervisionando iniciativas na interseção da ciência, bem-estar social e sustentabilidade ambiental.

A sua experiência abrange uma vasta gama de áreas científicas, incluindo ecossistemas mediterrânicos, biologia da conservação, ecologia microbiana e políticas para a sustentabilidade. Atualmente, tem fomentado a investigação ecológica aplicada, liderando vários projetos da UE em agroecologia, setor agroalimentar e gestão da paisagem.

É titular da Cátedra UNESCO em Salvaguarda da Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável desde 2013 e tem liderado uma grande iniciativa EEA Grant, destacando o valor das 12 Reservas da Biosfera da UNESCO portuguesas.

Para além da academia, Helena desempenhou funções de gestão e políticas e ocupou cargos-chave em organizações ambientais (fundadora e presidente da Liga para a Proteção da Natureza e da Sociedade Portuguesa de Ecologia, e vice-presidência na Sociedade Europeia de Ecologia). Reconhecida pelos seus muitos contributos, Helena Freitas recebeu inúmeras distinções, entre as quais a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 2000, e o Prémio Portugal Inspirador de Personalidade do Ano em Sustentabilidade, em 2022.

Professora Doutora Maria Amélia Martins-Loução

Professora Catedrática Aposentada de Ciências, Universidade de Lisboa, investigadora sénior no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Globais (cE3c), presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) e da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Lisboa (Alumni ULisboa). 

Doutora em Biologia (1985) e agregada em Ecologia (1985), realizou mestrado em Comunicação de Ciência. (2014). Foi Vice-Reitora da Universidade de Lisboa (2006-2011), Diretora do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural, (2002 a 2009), Presidente da Direcção do Museu Nacional de História Natural (2004-2006) e Presidente do Departamento de Biologia Vegetal de Ciências (1999-2002). 

É Académica Correspondente da Real Academia Nacional de Farmácia (Espanha) (2006), foi considerada uma das 100 Mulheres Cientistas Ciência Viva (2016) e recebeu o Prémio IberoAmericano de Botânica, Prémio Cortes de Cadiz (2010) e o Grande Prémio Ciência Viva 2021. É autora de mais de 250 títulos (capítulos, livros, artigos internacionais e textos de divulgação).

Programa

  • 14h00 - Sessão com Professora Doutora Helena Freitas 
    Universidade de Coimbra
  • 17h00 - Sessão com Professora Doutora Maria Amélia Martins-Loução
    Universidade de Lisboa/Presidente da SPECO

Moderação

  • Professora Luísa Carvalho (ESEL-IPLUSO)

publicado em: 13 outubro 2025 | modificado em: 07 novembro 2025