Descrição
As Jornadas de Investigação ESCAD estão de volta, desta vez ao longo de 3 dias repletos de aprendizagem e inovação, com o orador principal Thiago Santana, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BR) e representantes de outras Universidades PT/BR.
Data e horário
- 5 de junho, às 14h00 (duração média de 3h)
- 6 de junho, às 14h00 (duração média de 4h a 6h)
- 7 de junho, às 14h00 (duração média de 4h a 6h)
Local
B-Learning
Tipo de eventos
Jornadas
Acesso
Programa
Dia 5 de junho | Econofísica possibilidades e estado da ciência
Econofísica é uma expressão cunhada inicialmente em 1995 para descrever um novo campo de estudo, que busca relacionar ou explicar fenómenos económicos com auxílio e técnicas da Física. A sua definição como área científica ainda não está concluída, mas historicamente o seu desenvolvimento tem se amparado no campo dos sistemas complexos. O desejo de se analisar a Economia à luz da Física não é recente, já que os físicos têm mais de 400 anos de técnicas em modelagem. Geralmente as técnicas utilizadas para este propósito envolvem dinâmica não linear, processos estocásticos, adaptação, similaridade, interatividade, auto-organização e incertezas.
Dia 6 de junho | Redação de artigos e geradores de referências
Artigos científicos são os principais tipos de textos/trabalhos científicos destinados à publicação em revistas especializadas, tanto para divulgação do conhecimento quanto para ampliação e validação. Artigos científicos possuem uma dimensão reduzida, em geral, em torno de 15 a 30 páginas, porém são estudos complexos que tratam de uma questão verdadeiramente científica (questão a ser respondida ou objetivo a ser alcançado de caráter inovador). Gerenciadores de referências são programas utilizados para fazer citações, organizar e gerências bibliográficas. O seu uso é incentivado por revistas, editoras e eventos académicos como alternativa de evitar erros no processo de citação e construção das referências.
Dia 7 de junho | Análise bibliométrica no R
A análise bibliométrica é uma abordagem metodológica que se apropria de métodos quantitativos para medir as interrelações e impactos das publicações numa determinada área de pesquisa utilizando ferramentas matemáticas e estatísticas. Este tipo de análise representa uma das abordagens mais consolidadas e práticas para a construção da memória científica de um determinado objeto de estudo em termos quali-quantitativos. Ademais, o R-project tem sido uma ferramenta potencialmente utilizada para este tipo de estudo, haja vista que o R é ao mesmo tempo, um tipo de linguagem e um software computacional e gráfico. Além disso, ele é um software de código aberto, livre, grátis e pode ser utilizado para realizar qualquer atividade computacional. De um modo geral o R é uma ferramenta excelente para armazenar e manipular dados, realizar cálculos, realizar testes estatísticos, análises exploratórias e produzir gráficos.