Skip to main content

IPLUSO 22164

Ambiente e Sustentabilidade

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
     Esta UC pretende abordar temáticas relacionadas com o Ambiente e a Sustentabilidade e disponibilizar aos estudantes um meio de compreender problematizando os vários  desafios da sociedade atual e futura e proporcionar um contacto e o desenvolvimento de ações conjuntas com diferentes instituições entre  organismos públicos e privados, dado a importância  nas relações estabelecidas e experiências  vividas. Pretende-se, por meio da educação, direcionar a sociedade, na medida em que é capaz de encaminhar a vida social, enquanto instância mediadora, servindo de meio para a efetivação de uma conceção de sociedade mais justa equilibrada e sustentável para todos e para a gerações futuras.
  • ProgramaProgramme
      1. Ambiente e Sustentabilidade 1.1.Conceitos gerais. 1.2.. Desenvolvimento sustentável. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Pressupostos e limitações 1.3. Reconhecimento dos desafios da sociedade atual e futura: Solo. Resíduos. Energia. Alterações climáticas. Urbanização. Recursos naturais 2.Educação para o desenvolvimento e a cidadania global ativa 2.1. Desenvolvimento, Sensibilização e Cidadania Global Ativa 2.2. Compreender o papel da natureza para o ser humano e os mecanismos para a sua preservação e conservação. 2.3. Relevância do espaço exterior no desenvolvimento de atividades de cariz investigativo 3.Diferentes dimensões do Desenvolvimento (ambiental, económica, social, política, tecnológica, outras) e Educação 3.1. Dimensões, impacte e impactos 3.2.Relações entre tecnologia e desenvolvimento sustentável 3.3.Desenvolvimento Sustentável e Movimentos Sociais
  • ObjectivosObjectives
    Os objetivos definidos são: 1. Identificar e problematizar os desafios da sociedade atual e futura. 2. Estimular o pensamento crítico exposto a partir de uma abordagem transdisciplinar, do cruzamento entre vários campos do conhecimento adjacentes ao território e ambiental. 3. Identificar a importância do desenvolvimento integral dos indivíduos como gerador de futuros cidadãos ativos para a sociedade digital em que estão inseridos. 4. Reconhecer metodologias assentes em princípios pedagógicos (sociais, culturais, territoriais e ambientais) e, conjuntamente na promoção de estratégias vocacionadas para ações de ciência cidadã, para construção de um futuro saudável e sustentável, com parceiros estratégicos de contacto. 5. Levar à Implementação de princípios e valores que se encontram na sua génese das medidas e políticas educativas que promovam e enquadrem a ação das escolas e das suas comunidades educativas.
  • BibliografiaBibliography
    Ministério da Educação (DGE). (2018). Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Moran, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Convergências Mediáticas, Educação e Cidadania: Aproximações Jovens, II, 15,33. Resolução do Conselho de Ministros n.º 100/2017(2017). Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. Diário da República, 1.ª série, N.º 132, 11 de julho de 2017, 3533- 3550. Kazazian, T. (2005). Haverá a Idade das Coisas Leves - Design e Desenvolvimento Sustentável. Ed. SENAC Schmidt, L., Guerra, J & e Nave, J. (2010). Educação Ambiental. Balanço e perspetivas para uma agenda mais sustentável. Imprensa de Ciências Sociais. UNESCO. (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Objetivos de Aprendizagem. https://ods.imvf.org/wp-content/uploads/2018/127Recursos-ods-objetivos-aprendizagem.pdf Material de apoio disponibilizado na plataforma Moodle pelos docentes
  • MetodologiaMethodology
    Nesta UC são adotadas metodologias ativas: discussão, análise de questões conceptuais e casos reais, a resolução de problemas e flipped classroom. Nas aulas procurar-se-á incentivar o envolvimento e a participação ativa dos estudantes, quer a nível individual, quer a nível de trabalho de grupo cooperativo,  colaborativo e investigativo. A avaliação terá em conta os produtos mas, principalmente o processo e a autoavaliação como mediada de auto- regulação do conhecimento para o aluno.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    7
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não