IPLUSO 26963
Arte e Identidade
Desenho (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationA disciplina explora o conceito de identidade na arte sob múltiplas dimensões, promovendo a integração crítica desses debates na prática artística individual e em contextos interdisciplinares.
-
ProgramaProgramme1. Introdução teórica aos conceitos de identidade: individual, social, cultural e de género. Exercício que represente um aspeto da identidade pessoal do estudante. 2. Identidade em diferentes culturas e contextos sociais. Criação de obra que reflita diferentes aspetos culturais ou sociais da identidade. 3. Representações históricas e contemporâneas. Recriação ou adaptação de uma obra histórica, incorporando elementos de identidade moderna. 4. Género e identidade. Criação de esboços ou ilustrações que explorem questões de género. 5. Técnicas e meios. Experimentação com diferentes meios para representar a identidade. 6. Desenvolvimento e conclusão de um projeto final. 7. Apresentação de portfolio com texto explicativo escrito e apresentação oral do projeto final. Sessão de crítica em grupo.
-
ObjectivosObjectivesEsta UC, de caráter teórico-prático, tem como objetivos: . Capacitar os estudantes para compreender e explorar o conceito de identidade através de diferentes prismas, tais como cultural, social, de género, e individual; . Promover uma compreensão aprofundada da representação da identidade na arte, tanto na prática como na teoria; . Fomentar a capacidade dos estudantes para incorporar conceitos e debates sobre identidade nas suas próprias obras, reforçando a autoria e a originalidade; . Estabelecer relações entre a representação artística da identidade e os contextos culturais e sociais em que ela se insere; . Desenvolver competências para comunicar eficazmente sobre temas de identidade na arte, tanto oralmente como por escrito; . Encorajar o diálogo e a colaboração entre estudantes das três áreas de especialização, promovendo uma abordagem interdisciplinar ao estudo da identidade na arte.
-
BibliografiaBibliography. Butler, J. (2002). Gender trouble. Routledge. . Cota, C. et al. (2022). Contemporary Art Therapists: Study of Identity Within Artmaking. LMU. . Cottingham, L. (2013). Seeing through the seventies: essays on feminism and art. Routledge. . Goffman, E. (2016). The presentation of self in everyday life. Em: Social Theory Re-Wired (pp. 482-493). . Jones, A. (2013). Seeing differently: A history and theory of identification and the visual arts. Routledge. . Kaprow, A. (2003). Essays on the blurring of art and life: Expanded edition. Univ of California Press. . Pollock, G. (2015). Vision and difference: Feminism, femininity and histories of art. Routledge. . Rubin, R. (2023) The Creative Act: a Way of Being. Penguin Press. . Santos, R. A. F. D. (2016). A construção da identidade afrodescendente por meio das artes visuais contemporâneas: estudos de produções e de poéticas. Unesp. . West, S. (2004). Portraiture. OUP Oxford.
-
MetodologiaMethodologyA abordagem pedagógica combina ensino expositivo com métodos ativos de aprendizagem. Cada módulo começa com uma apresentação teórica que contextualiza os estudantes nos tópicos em discussão. No seguimento da exposição teórica, os estudantes são envolvidos em atividades práticas e colaborativas que incentivam a aplicar as questões abordadas na sua prática e perspetiva. Estes exercícios vão desde o desenvolvimento de esboços rápidos que exploram aspetos da própria identidade até à criação de obras mais elaboradas que incorporam as teorias e conceitos estudados. A metodologia de ensino culmina no desenvolvimento e apresentação de um projeto final de caráter livre, centrado no conceito de identidade. Este projeto é objeto de uma apresentação oral e deve ser acompanhado de um texto explicativo, ambos integrados no portfólio final que servirá para avaliação.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureOpcional
-
EstágioInternshipNão




