Skip to main content

IPLUSO 12709

Arte e Natureza

Desenho (M) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta unidade curricular visa consolidar a autonomia projetual dos estudantes na relação entre arte e natureza, através da prática de desenho de paisagem, botânico e land art, promovendo a experimentação com materiais naturais, a consciência ecológica e a reflexão crítica sobre a poética e dimensão política do espaço natural.
  • ProgramaProgramme
    A UC explora respostas artísticas à poética do espaço natural e à sustentabilidade ambiental. Promove a teia de inter-relações da arte com aspetos físicos, biológicos, culturais, políticos e históricos dos sistemas ecológicos. Interroga a relação homem-natureza em três pontos: lugar, incorporação/deambulação e materialidade. Módulo I: . Desenho de observação de elementos vegetais e geológicos; . Interpretação expressiva da morfologia das plantas; . Exploração formal e material de elementos associados a forças naturais, como vento, água ou luz solar. Módulo II: . Técnicas de observação e representação de desenho de paisagem; . Criação e exploração de instrumentos riscadores naturais, . Estudo e uso de pigmentos naturais; . Caderno de campo; . O desenho associado à Teoria da Deriva e psicogeografia de Guy Debord; . O desenho como ensaio visual vinculado à poética do lugar.
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC visa a autonomização do sentido processual e projetual dos estudantes aplicado à relação arte e natureza. Partindo do legado artístico vinculado ao desenho de paisagem e botânico e à land art, esta UC teórico-prática desenvolve, através dos exercícios propostos, a capacidade de experimentação, curiosidade intelectual, consciência ecológica e atenta a poética do lugar, conducentes a uma atitude crítica exigente dentro da prática e cultura artística. Objetivos: . Capacitar os estudantes com o conhecimento prático de representação de paisagens, elementos botânicos e geológicos; . Aprofundar técnicas e instrumentos de desenho no espaço exterior; . Explorar instrumentos riscadores e meios atuantes (como pigmentos) naturais/não industrializados; . Estabelecer relações entre a dimensão poético e/ou política do espaço natural e as propriedades plásticas dos materiais desse mesmo lugar; . Desenvolver competências criativas e fundar trabalho visual implicado na temática da natureza.
  • BibliografiaBibliography
    . Bachelard, G. (2012). A Água e os Sonhos - Ensaio sobre a Imaginação da Matéria. Martins Fontes. . Bennett, J. (2010). Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Duke University Press. . Carneiro, A. (2015) Alberto Carneiro: Árvores, Flores e Frutos do Meu Jardim. Sistema Solar - Documenta. . Civardi, Giovanni (2021). Drawing- A Complete Guide: Nature. Search Press. . Gadanho, P. (2020). Sob Influência: Arte e Natureza Agora. Stellae* Revista de Arte, 1(1). . Gil, J. (2005). A imagem nua e as pequenas perceções: estética e metafenomenologia. Relógio d' Água. . Kastner, J. (1998). Land and Environmental Art. Phaidon Press. . Tavares, G. M. (2013). Atlas do Corpo e da Imaginação. Editorial Caminho. . Tufnell, B. (2019). In Land: Writings Around Land Art and its Legacies. Zero Books. . Wallis, C. (2017). Stones, Clouds, Miles: A Richard Long Reader. Ridinghouse. . Weintraub, L. (2012). To life!: Eco art in pursuit of a sustainable planet. University of California Press.
  • MetodologiaMethodology
    Apresentação dos exercícios com demonstração de exemplos e de metodologias; análise crítica no final das aulas sobre todo o trabalho realizado. Promove-se a experimentação e reflexão sobre o desenho e a expressão plástica a par de uma abordagem conceptual ao tema da natureza. A orientação é contínua e individualizada. Nos momentos de avaliação são realizados através de uma exposição do conjunto de trabalhos realizados. Promove-se o uso contínuo do Caderno de Campo . O estudo morfológico das plantas e elementos geológicos surge a par de aulas com modelos reais, seguido da exploração expressiva das formas em diferentes meios atuantes. . São promovidas visitas a espaços verdes e paralelamente, cada aluno terá autonomia para usar como referente locais próprios; . A paisagem é abordada do esboço rápido ao desenho elaborado através de diferentes processos de perspectiva;  . Gradualmente os estudantes são conduzidos a uma reflexão sobre o lugar.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não