IPLUSO 21781
Bioética em Enfermagem
Enfermagem (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationPreconiza-se que o estudante de enfermagem adquira um conjunto de conhecimentos e ferramentas que lhe facilite a avaliação, análise e reflexão crítica sobre os direitos e deveres de cada cidadão, enquanto cliente da enfermagem e segundo uma perspetiva sistémica (pessoa, família e comunidade).
-
ProgramaProgrammeIntrodução à Bioética Definições Enquadramento histórico: éticas aplicadas e temas emergentes/persistentes Principais documentos Modos de pensar o agir humano: valores e princípios. Principais teorias. Comissões de Ética A consciência moral e a tomada de decisão ética A Bioética aplicada aos contextos de saúde No início da vida humana (fecundação e gravidez) Ao longo do ciclo vital (criança, adolescente e jovem adulto) Pessoa com doença mental Cuidados paliativos e fim de vida (eutanásia, distanásia, testamento vital) Bioética, deontologia e prática de enfermagem Código Deontológico do Enfermeiro Estatutos da Ordem dos Enfermeiros Direitos e Deveres do Enfermeiro Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais Regimes jurídicos em saúde Discussão de casos
-
ObjectivosObjectives1.Adquirir conhecimentos no âmbito da Bioética, nomeadamente a sua história, principais conceitos e teorias, valores, princípios e normas que sustentam o agir humano. 2. Refletir sobre a dimensão ética dos cuidados de saúde, numa perspetiva pluralista, nomeadamente aplicada aos cuidados de enfermagem ao longo do ciclo vital. 3. Desenvolver um espírito reflexivo, de análise ética fundamentada e juízo crítico sobre temas emergentes e persistentes da Bioética aplicada aos contextos de saúde. 4. Adquirir conhecimentos para a tomada de decisão ética em contextos particularmente complexos da prática de enfermagem. 5. Identificar alguns dos principais regimes jurídicos em saúde e enquadrar a prática de enfermagem nos valores que sustentam a profissão, no código deontológico e legislação. 6. Compreender o conteúdo Bioético dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) e a sua relação com a Declaração Universal da Bioética e Direitos Humanos da UNESCO.
-
BibliografiaBibliographyDecreto-Lei nº104/98 de 21 de abril. Diário da República -I Série A. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros Deodato, S. (2015). Deontologia Profissional de Enfermagem. Lisboa: Ministério da Saúde Gracia, D. (2008). Fundamentos de Bioética. Madrid: Triacastela. Lei 156/2015 de 16 de setembro. Diário da República. I Série. Lisboa: Ministério da Saúde Neves, M.C. & Pacheco, S. (2004). Para uma ética de enfermagem: desafios. Coimbra: Gráfica de Coimbra. Nunes, L. et al (2005). Código deontológico do Enfermeiro: dos comentários a análise de casos. Lisboa: Ordem dos Enfermeiros. Nunes R & Serrão, D. (1998). Ética em Cuidados de Saúde. Porto: Porto Editora Osswald, W. & Patrão Neves (2007). Bioética Simples. Lisboa: Coimbra Thompson, I.; Melia, K.; Boyd, K. (2004). Ética na Enfermagem. Loures: Lusociência. Unesco (2006). Declaração Universal sobre Bioética e Direitos do Homem. Lisboa: Unesco
-
MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de trabalhos em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS3
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão