IPLUSO 19375
Biofísica
Osteopatia (L) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA Física constitui uma das áreas fundamentais da ciência. A sua aplicação aos organismos vivos - Biofísica -, em conjunto com conhecimentos de Biologia, permitem estabelecer bases de conhecimento teórico e prático essenciais à componente científica que sustenta a emergência e aplicação da Acupuntura como terapêutica.
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ProgramaProgramme1. Energia 1.1. Sustentabilidade do planeta 1.2. Alimentação e conversões de energia 2. Estrutura Nuclear 2.1. Radioatividade e radiações 2.2. Efeitos biológicos e mecanismos 2.3. Partículas elementares 3. Eletricidade e biopotenciais 3.1. Forças, campos e potenciais elétricos 3.2. Estudo do dipolo elétrico e dipolos na matéria 4. Magnetismo 4.1. Noção de campo 4.2. Força e energia 4.3. Ressonância magnética 4.4. Leis de Biot-Savart, Faraday e Lenz 4.5. Determinação da razão q/m e de q 4.6. Espectrómetro de massa 4.7. Ciclotrão 5. Algumas propriedades da matéria 5.1. Estados da matéria 5.2. Diagramas de fase 6. Agitação térmica, calor e temperatura 6.1. Teoria cinética dos gases 6.2. Equipartição da energia 6.3. Velocidades das moléculas de um gás 7. Dinâmica de fluidos 7.1. Dinâmica de fluidos perfeitos e dinâmica de fluidos viscosos 7.2. Sistemas reais 8. Relatividade Restrita 8.1. Dilatação do tempo e contração do comprimento 8.2. Momentos e energia relativistas
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ObjectivosObjectivesOs objetivos da unidade curricular Biofísica são introduzir e desenvolver conceitos básicos de física, clássico e moderna, bem como a aplicação destes ao funcionamento de órgãos e sistemas de organismos vivos. Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos em diversos campos da física como energia, estrutura nuclear, eletricidade e biopotenciais, magnetismo, algumas propriedades da matéria, agitação térmica, calor e temperatura, dinâmica de fluidos, relatividade restrita e que estes conhecimentos permitam uma aprendizagem mais sólida e fundamentada sobre a biofísica do corpo humano e sobre os mecanismos físicos que sustentam algumas técnicas de análise e diagnóstico. No final, o discente deverá ser capaz de identificar situações de interdisciplinaridade da Física com outras áreas científico-tecnológicas tais como a fisiologia e as novas técnicas de diagnóstico e aplicar os conceitos adquiridos, interpretar e resolver situações relacionadas com o exercício da profissão.
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BibliografiaBibliographyDavidovits, P. (2001). Physics in Biology and Medicine. (2nd ed.). Academic Press. Glaser, R. (2012). Biophysics: An Introduction. 2nd ed. UK: Springer Grodzinsky, A. (2011). Fields, Forces, and Flows in Biological Systems. USA: Taylor aand Francis Group
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MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS3
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão