Skip to main content

IPLUSO 19593

Boas Práticas em Farmácia

Farmácia (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Boas Práticas em Farmácia vai explorar os princípios pelos quais o técnico de farmácia deve pautar o seu exercício profissional e as boas práticas em farmácia, quer em ambiente da farmácia hospitalar, quer em ambiente da farmácia. Serão transmitidos aos estudantes conceitos sobre a legislação aplicável relativamente aos medicamentos e produtos farmacêuticos, infra-estruturas e recursos humanos. Serão abordados os diferentes circuitos para a distribuição e produção de medicamentos, assim como os circuitos especiais de distribuição. Através das aulas práticas, o estudante vai desenvolver conhecimento sobre os procedimentos de boas práticas a adotar nos diferentes contextos de atuação em farmácia, pela resolução de casos práticos e apresentação de trabalhos de pesquisa, desenvolverá a sua capacidade de análise, interpretação das necessidades e resolução de problemas.
  • ProgramaProgramme
    1. Legislação aplicada à Farmácia Hospitalar e Comunitária; 2. Informação sobre medicamentos; 3. Farmácia Hospitalar e Comunitária: infra-estruturas e recursos humanos; 4. Codificação de medicamentos e armazenamento; 5. Recepção de medicamentos; 6. Sistemas de distribuição de medicamentos em Farmácia; 7. Circuitos especiais de distibuição: hemoderivados, estupefacientes e psicotrópicos, medicamentos de ensaio clínico, gases medicinais, medicamentos citotóxicos; 8. Aplicação das boas práticas de fabrico na indústria farmacêutica
  • ObjectivosObjectives
    Compreender os princípios gerais inerentes ao desempenho da profissão na área da Farmácia como Técnico de Farmácia; - Conhecer e aplicar as Boas Práticas da Farmácia Hospitalar e Comunitária; - Desenvolver competências inerentes à resolução de problemas aplicando conhecimentos práticos, técnicos e informáticos adequados; - Conhecer os princípios teóricos que servem de base à prática profissional na área da Farmácia Hospitalar e Comunitária - Promover e desenvolver uma prática profissional assente em conhecimentos teóricos adequados ao desempenho das Boas Práticas em Farmácia - Recolher, seleccionar e avaliar a informação adequada, a partir de fontes diversas, para poder dar resposta aos problemas colocados pelos doentes/utentes e outrosprofissionais de saúde, no âmbito da Farmácia Hospitalar e Comunitária; - Contactar com os princípios relativos às boas práticas de fabrico de medicamentos para uso humano e veterinário, bem como outros referenciais aplicados à indústriafarmacêutica.
  • BibliografiaBibliography
    Johnston, M. (2020). The Pharmacy Technician - Foundations and Practices (3rd ed.). New Jersey: Pearson Education, Inc. ISBN: 978-0-13-520417-7 Davis, K. (2014). Sterile Processing for the Pharmacy Technicians. Alabama: Elsevier. ISBN: 978-1-4557-1127-7 Johnston, M. (2011). Sterile Products and Aseptic Techniques for the Pharmacy Technician (2nd ed.). New Jersey: Pearson Education, Inc.. ISBN: 978-0-13-510964-9 Normas Conjuntas FIP/OMS para as Boas Práticas de Farmácia: Diretrizes para a Qualidade dos Serviços Farmacêuticos, FIP/WHO. Ordem dos Farmacêuticos (Lisboa) 2012; Boas Práticas de Farmácia, 2.ª Edição, Ordem dos Farmacêuticos, Associação Nacional das Farmácias, Grupo Farmacêutico da União Europeia, 2012;
  • MetodologiaMethodology
    Nesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não