Skip to main content

IPLUSO 18867

Comércio Internacional

Contabilidade e Gestão (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular de Comércio Internacional visa fornecer aos estudantes um instrumental analítico compreensível e atualizado, necessário à compreensão dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam atualmente a economia mundial. O foco nas formas de internacionalização das organizações bem como os métodos de pagamentos internacionais e o funcionamento do mercado FOREX fornecerá conhecimento para a atividade de gestão nas empresas onde estes assuntos sejam relevantes.
  • ProgramaProgramme
    1 Introdução 1.1 Conceito, e objetivos e âmbito do Comércio Internacional 2. Balança Comercial 3. Teorias Clássicas do Comércio Internacional 4. Teorias Contemporâneas do Comércio Internacional 5. Economias de escala e concorrência imperfeita 6. Análise da atratividade e entrada em novos mercados e Comércio Internacional 7. Processo e formas de Internacionalização e o Comércio Internacional 8. Globalização e o Comércio Internacional 9. Operações Cambiais e o Comércio Internacional 10. Pagamentos Internacionais
  • ObjectivosObjectives
    O aluno deverá ser capaz de compreender e saber discutir as principais dimensões da economia internacional real (comércio, IDE, política comercial, setores críticos; pagamentos internacionais; processo de internacionalização).
  • BibliografiaBibliography
    Krugman, P., Obstfeld, M. e Melitz, M. (2012), International Economics, Addison-Wesley.  
  • MetodologiaMethodology
    A exposição de noticias da actulidade para a aplicabilidade e discussão dos conceitos teóricos expostos-
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não