IPLUSO 8300
Comportamento do Consumidor
Marketing Digital (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA UC contribui com conhecimentos específicos sobre o comportamento do consumidor para a formação técnica, científica e aplicada dos estudantes, visando: - Entender a relevância do comportamento do consumidor na construção de estratégias de marketing digital; - Aplicar modelos do comportamento do consumidor à análise de práticas de consumo; - Identificar os desafios da evolução dos comportamentos de consumo; - Desenvolver e aplicar pensamento crítico, técnico e analítico para soluções inovadoras de aproximação ao consumidor.
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ProgramaProgramme1. Introdução ao comportamento do consumidor: 1.1. Conceitos do mercado de consumo; 1.2. Fundamentos do comportamento do consumidor; 1.3. Desafios do ambiente digital. 2. Características do consumidor e influência digital: 2.1 Fatores de caracterização e decisão de compra; 2.2. Comunidades e influenciadores digitais; 2.3. Consumidor digital. 3. Tendências de evolução.
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ObjectivosObjectivesSensibilizar para conceitos fundamentais do comportamento do consumidor. Conhecer e articular as características do consumidor e da compra. Discutir os desafios do consumo digital. Fomentar o pensamento crítico, técnico e analítico, promovendo a capacidade para interpretar cenários de consumo e propor soluções estratégicas no domínio do marketing digital.
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BibliografiaBibliographyBabin, B. J., Harris, E. G., Murray, K. B., & Moore, S. G. (2023). CB: Consumer behaviour (3rd ed.). Cengage. Gabay, J. J. (2025). Practical digital marketing and AI Psychology: How to gain online consumer trust and sales using technologies and Psychology. Routledge. Gbadamosi, A. (2024). Consumer behaviour and digital transformation. Routledge. Hansen, A. & Nielsen, K.B. (Eds.) (2023). Consumption, sustainability and everyday life. Palgrave Macmillan. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2023). Marketing 6.0: The future is immersive. Wiley. Musiolik, T. H., Rodriguez, R. V., & Kannan, H. (Eds.) (2024). Enhancing and predicting digital consumer behavior with AI. IGI Global. Sanak-Kosmowska, K. (2022). Evaluating social media marketing: Social proof and online buyer behaviour. Routledge. Yan, Z. (Ed.) (2023). The Cambridge handbook of cyber behavior. Cambridge University Press.
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MetodologiaMethodologyA unidade curricular recorre a metodologias ativas e inovadoras, centradas no estudante, como a aprendizagem baseada em projetos e estudos de caso, com recurso a tecnologias digitais de acesso a materiais pedagógicos online. Estas metodologias promovem a aplicação prática dos conteúdos e o trabalho colaborativo. São ainda utilizados recursos multimédia, plataformas interativas e ferramentas de avaliação formativa para estimular o envolvimento contínuo dos alunos no processo de aprendizagem.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS4
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão