Skip to main content

IPLUSO 23157

Composição e Teoria da Cor

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC visa dotar os estudantes sobre conhecimentos de cor e percepção visual de modo a aplicarem inteligentemente estes nos seus projectos.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos COMPOSIÇÃO: Suportes: matéria, formatos, limites Tecnologia: meios técnicos, materialidades e gestualidades Elementos: ponto, linha, cor, textura, forma e espaço (perspectivas vs pertos e longes) Princípios: equilíbrio, contraste, ênfase, escala, proporção, harmonia, movimento, padrão, ritmo, unidade. Geometria: superfície/planificação, espacialidade e perspectiva Movimento: tempo/narrativa visual, ritmo, repetição Função/intenção dos conteúdos de uma imagem COR: Fenómeno perceptivo Definição de tom, luminosidade, saturação, escala e gradação de cor (qualidades da cor) Modelos e sistemas de representação (teorias da cor); para as afinidades e contrastes (harmonias cromáticas) Efeito fisiológico e dimensão simbólica (significado da cor) Estruturas de organização do espaço de composição e layout através de exercícios relacionados com a estampagem e a padronização.
  • ObjectivosObjectives
    O objectivo desta UC é dotar os alunos de competências teórico-práticas: 1. sobre COMPOSIÇÃO: quais os elementos estruturais (ponto, linha, textura, cor e valor), como é percebida visualmente a forma plástica (forma/fundo; denso/disperso, concentrado/diluído; centro/periferia; movimento, ritmo, perspectiva, escala de representação, justaposto/sobreposto). 2. sobre COR: consciência crítica para o funcionamento da visão na percepção da realidade (percepção); para a natureza e dimensão do fenómeno cromático (percepção da cor); para a definição de tom, luminosidade, saturação, escala e gradação de cor (qualidades da cor); para modelos e sistemas de representação (teorias da cor); para as afinidades e contrastes (harmonias cromáticas); para o efeito fisiológico e para a dimensão simbólica (significado da cor); 3. Explorar estruturas de organização do espaço de composição e layout com exercícios de estampagem e padronização
  • BibliografiaBibliography
      AAVV (2011), A Dictionary of color combinations. Seigensha Art Publishing ALBERS, J. (2013), Interaction of colour. New Haven & London: Yale University Press BALL, P. (2003), Bright Earth ? Art and the invention of color. Chicago: The Chicago University Press BATY, P. (2017), The Anantomy of Colour: The Story of heritage & Pigments. England: Thames & Hudson BOULEAU, C. (1963), La Geometrie Secrete des Peintres. Paris: Le Seuil GAGE, J. (1993), Color y cultura. Madrid : Ediciones Siruela GHYKA, M. (1927), Le Nombre d'Or. Paris: Gallimard HOCKNEY, D. (2006), Secret Knowledge: Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters. Londres: Studio ITTEN, J. (1973), Art de la Couleur. Paris: Dessain et Tolra KANDINSKY, W. (1987), Ponto Linha Plano. Lisboa: Edições 70 STOICHITA, V. (1999), L'Instauration du Tableau. Genebra: Droz S.A
  • MetodologiaMethodology
    Esta UC segue uma metodologia teórico-prática, com base Project-based Learning. 1. Composição - abordagem teórica e conceptual seguida de desafio visual para discutir colectivamente (15%), relatórios ou pesquisa em aula (15%). 2. Cor - abordagem teórico-prática e conceptual seguida de desafios visuais e práticos para discutir colectivamente (30%). 3. Execução de exercício prático e portfolio (40%), em resposta ao enunciado apresentado pela docente. A avaliação é contínua e considera: aquisição de conhecimento, desempenho em sala de aula, presença obrigatória (75%), assiduidade e pontualidade, participação nas discussões, espírito de equipa e resposta aos exercícios. A avaliação final considera a auto-crítica e a capacidade de experimentação e desenvoltura. O exame de recurso exige a entrega de todos os exercícios realizados no semestre (60%) e a resposta ao exercício do exame (40%).
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não