IPLUSO 7243
Cultura Visual
Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationCultura visual é a disciplina que dotará os alunos de um conhecimento alargado da arte visual, dos primórdios da humanidade aos dias actuais, através de conceitos críticos e históricos que contribuam para um entendimento alargado das imagens que vemos e que manipulamos correntemente.
-
ProgramaProgramme1. Introdução à Cultura Visual: Problematização do campo e conceitos operativos; Literacia visual e cultura do olhar; problematização da análise de objectos artísticos; semiose visual; animação/ilustração/banda desenhada e iconicidade. 2. Regimes de visualidade e tecnologias da imagem: Visão e Visualidade; genéro e o olhar; Significação, Discurso e Representação; o mito da verdade fotográfica; Benjamin e a reprodutibilidade técnica. 3. Imagens, poder, identidade e ideologia: Dispositivo e dinâmicas de poder; Indústrias culturais; ideologia na contemporaneidade.
-
ObjectivosObjectivesEspera-se, do aluno, a aquisição de competências teóricas e práticas no âmbito da Cultura Visual e da Teoria da Imagem, com especial foco na ilustração. Para tal, dever-se-á entender a imagem e a ilustração nos seus aspectos conceptuais, plásticos (de linguagem e intertexto) e práticos (na sua relação com os seus contextos de produção/recepção e com outros objectos). O aluno deverá adquirir competências de olhar e de investigação, problematização e aproximação crítica de imagens, suportes e contextos. Focada nos paradigmas contemporâneos , a presente UC deverá permitir ao aluno a identificação destes nos seus contextos específicos. Espera-se, do aluno, a capacidade de produzir discurso crítico (e artístico) sobre as diferentes expressões de ilustração e posicionar-se conscientemente perante a sua própria actividade artística.
-
BibliografiaBibliographyBUTLER, Judith (1990), Gender Trouble : Feminism and the Subversion of Identity. New York: Routledge. BERGER, J. (1972), Modos de ver, Lisboa: Ed 70. DEBORD, G. (2012), A Sociedade do Espectáculo. Lisboa: Antígona. Foster, Hal (1998), Vision and Visuality, Bay Press, Seattle. JONES, Amelia (2003), The Feminism and Visual Culture Reader. Ed. Jones Amelia. London: Routledge. MEDEIROS, Margarida;CASTRO, Teresa,“O Que É a Cultura Visual?” Revista de Comunicação e Linguagens, 2017,pp. 1–7 MIRZOEFF, Nicholas (1999) An Introduction to Visual Culture. London: Routledge. MULVEY, L. (2009), Visual and Other Pleasures, Basingstoke: Palgrave Macmillan. MITCHELL, W.J.T. (2005), What Do Pictures Want?: The Lives and Loves of Images, Chicago: University of Chicago Press. STURKEN, Marita; CARTWRIGHT,Lisa: Practices of Looking. An Introduction to Visual Culture,Oxford: Oxford U. Press, 2003
-
MetodologiaMethodologyA metodologia de ensino consiste na exposição interactiva da matéria (apresentações de slides, visionamento de filmes e documentários, obras) seguido de debate coletivo. Todos os materiais pedagógicos serão disponibilizados atempadamente no Moodle e atríbuidas a cada aula semanal, sendo recomendado aos estudantes a sua consulta prévia de modo a virem preparados para debater e colocar questões na aula (fliped classroom). Para além disso, o Moodle será plataforma de comunicação e interacção com os estudantes no que respeita também aos anúncios, à planificação das aulas, distribuição de enunciados e calendarização dos vários momentos de avaliação.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão