Skip to main content

IPLUSO 25108

Desenho para Tatuagens

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A unidade curricular Ilustração para Tatuagens explora o desenho como expressão artística e profissional. Foca técnicas, estéticas e componentes visuais, desenvolvendo competências para atuação no campo da tatuagem, incentivando a criatividade e a inovação.
  • ProgramaProgramme
    INTRODUÇÃO À ILUSTRAÇÃO PARA TATUAGENS. A pele e a anatomia do corpo enquanto superfícies pictóricas.  As adaptações necessárias de uma imagem na conceção da ilustração para tatuagem: limitações e potencialidades.    ELABORAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO PARA TATUAGENS. Componentes da ilustração para tatuagens: Contorno e linha. Sombreamento. Luz e cor: ilustração a preto e branco ou colorida. Composição e posicionamento no corpo.   ABORDAGENS TEMÁTICAS. Lettering e desenho tribal. Natureza e criaturas imaginárias. Retrato. Abstração. Composição e fusão de temas ou elementos em um único desenho. Ilustração de tatuagem para camuflagem e/ou a interação com outras tatuagens.
  • ObjectivosObjectives
    Esta UC tem como objectivo o ensino das diferentes técnicas e estéticas culturais no desenvolvimento do desenho para tatuagem. Ao terminar esta UC, os alunos:  Compreendem as limitações e potencialidades na concepção do desenho para tatuagens; Conhecem e exploram as diferentes componentes visuais da ilustração para tatuagens; desenvolvem ilustrações para o corpo concebendo tatuagens temáticas contextualizadas cultural e esteticamente. Concebem ilustrações com o propósito de camuflar (parcialmente) o corpo e exploram a sua linguagem gráfica, autoral, no campo da tatuagem através de propostas inovadoras ou de variações de imagens tradicionais.
  • BibliografiaBibliography
    AITCHISON, Guy. Reinventing the Tattoo. Proton Press, 2009. FRUTIGER, Adrian. Signs and Symbols: Their Design and Meaning. New York: Watson-Guptill, 1998. GRAVES, Allan. Beyond Tattoo: Art, Graphics and Illustration by the World's Leading Tattoo Artists. London: Graffito Books, 2013. HARDY, Lal. The Mammoth Book of Tattoos. Philadelphia: Running Press, 2009. KLANTEN, Robert; SCHULZE, F. Forever - The New Tattoo. Berlin: Gestalten, 2012. ROBLEY, Horatio Gordon. Moko; Or, Maori Tattooing: With 180 Illustrations From Drawings By Author And From Photographs. Boston: Adamant Media, 2005. SY, Abbey. Hand Lettering A to Z: A World of Creative Ideas for Drawing and Designing Alphabets. Essex County: Rockport publishers, 2017. THORNE, Russ. Blood and Ink: The Art of the Tattoo. Philadelphia: Running Press, 2011. WILLEN, Bruce; STRALS, Nolen. Lettering & Type: Creating Letters and Designing Typefaces. New York: Princeton Architectural Press, 2009.
  • MetodologiaMethodology
    Esta UC segue uma metodologia teórico-prática. Parte-se de uma contextualização teórica e conceptual do exercício, segue-se a demonstração de procedimentos e técnicas a assimilar e aplicar e procede-se para o acompanhamento da concretização dos exercícios pelos alunos, incentivando propostas autorais. A apresentação teórica e conceptual  é exemplificada com obras de autores de referência e visa a melhor compreensão e aplicação dos métodos.  A avaliação é contínua, intercalar e final. Tem os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade (10%), presença a 75% das aulas cujo incumprimento obriga a exame. Na concretização dos exercícios: o domínio técnico, o contexto teórico e conceptual da resposta, a qualidade plástica e os critérios estéticos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Opcional
  • EstágioInternship
    Não