IPLUSO 1738
Didática da Matemática
Educação Básica (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationO programa desta UC visa o desenvolvimento articulado de conhecimentos relativos à didática da matemática. Em última instância, esta UC visa a aquisição por parte dos estudantes de referenciais práticos de exploração e investigação – teóricos que lhes permitam construir uma identidade profissional docente cuja característica central é a de pedagogos – didatas e didatas – pedagogos. Noutros termos, trata-se de aliar a utilidade dos dispositivos e procedimentos didáticos com os saberes da intervenção pedagógica. É no seio destes saberes que os futuros professores desenvolvem a capacidade reflexiva e a sensibilidade pedagógica que lhes permitem selecionar, adaptar e reconstruir tarefas e procedimentos, de forma a garantir uma intervenção coerente e consistente com um ensino exploratório.
-
ProgramaProgrammeDescrição dos conteúdos Práticas de promoção da aprendizagem Matemática Tipos de tarefas Normas e papéis associados à aprendizagem da matemática Metodologia de Ensino exploratório. Análise de referenciais curriculares para a Educação Matemática Números Desenvolvimento do sentido do número Desenvolvimento do cálculo mental Trabalho com algoritmos com números inteiros Álgebra O desenvolvimento do pensamento algébrico Desenvolvimento da noção de variável. Geometria e Medida Sentido espacial: Niveis de Van Hile Dados e Probabilidade Desenvolvimento de projetos na promoção da educação estatística Capacidades Matemáticas Desenvolvimnto do raciocínio matemático dos alunos A resolução de problemas para apoiar a aprendizagen e o desenvolvimento da comunicação matemática. Desenvolvimento do pensamento computacional Usar representações múltiplas valorizando a expressão verbal das ideias e a fluência da linguagem simbólica. Estabelecer conexões entre tópicos
-
ObjectivosObjectives1.Aprofundar o conhecimento matemático, nas suas aplicações didáticas, tendo em conta as atuais investigações nacionais e internacionais em educação matemática e as orientações curriculares em vigor em Portugal. 2.Conhecer e analisar práticas profissionais de promoção de aprendizagens em Matemática. 3.Analisar tarefas matemáticas, refletindo sobre as mesmas, atendendo à sua natureza de tarefas matematicamente ricas e adequadas à diversidade dos contextos de aprendizagem da Matemática 4.Reconhecer a importância das situações de ensino exploratório e das diferentes fases da sua implementação para o desenvolvimento da aprendizagem da matemática. 5.Reconhecer o papel da Matemática no desenvolvimento da literacia das crianças e adolescentes, refletida em ferramentas de compreensão do mundo.
-
BibliografiaBibliographyCanavarro, A., Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M., Correia, P, Marques, P, Espadeiro, R. (2021). Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Básico. ME. Portugal. NCTM (2014). Principles to actions: Ensuring mathematical success for all. Reston. VA: NCTM. Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp.11-34). Lisboa: APM. Santos, E. (2020). Coavaliação ao serviço da regulação da aprendizagem e do ensino da área do paralelogramo. In Educação e Matemática, n.º 158 (20-24). APM. Lisboa. Santos, E., & Santos, L. (2022). How Gaming and Formative Assessment Contribute to Learning Supplementary and Complementary Angles. In Lane, C. (Ed.), Handbook of Research on Acquiring 21st Century Literacy Skills Through Game-Based Learning (pp. 772-787). PA: IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-7271-9.ch039.
-
MetodologiaMethodologyPromovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate, discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS4
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão