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IPLUSO 1738

Didática da Matemática

Educação Básica (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    O programa desta UC visa o desenvolvimento articulado de conhecimentos relativos à didática da matemática. Em última instância, esta UC visa a aquisição por parte dos estudantes de referenciais práticos de exploração e investigação – teóricos que lhes permitam construir uma identidade profissional docente cuja característica central é a de pedagogos – didatas e didatas – pedagogos. Noutros termos, trata-se de aliar a utilidade dos dispositivos e procedimentos didáticos com os saberes da intervenção pedagógica. É no seio destes saberes que os futuros professores desenvolvem a capacidade reflexiva e a sensibilidade pedagógica que lhes permitem selecionar, adaptar e reconstruir tarefas e procedimentos, de forma a garantir uma intervenção coerente e consistente com um ensino exploratório.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos Práticas de promoção da aprendizagem Matemática Tipos de tarefas Normas e papéis associados à aprendizagem da matemática Metodologia de Ensino exploratório. Análise de referenciais curriculares para a Educação Matemática Números Desenvolvimento do sentido do número Desenvolvimento  do cálculo mental Trabalho com algoritmos com números inteiros Álgebra O desenvolvimento do pensamento algébrico Desenvolvimento da noção de variável. Geometria e Medida Sentido espacial: Niveis de Van Hile Dados e Probabilidade Desenvolvimento de projetos na promoção da educação estatística Capacidades Matemáticas Desenvolvimnto do raciocínio matemático dos alunos A resolução de problemas para apoiar a aprendizagen e o desenvolvimento da comunicação matemática. Desenvolvimento do pensamento computacional Usar representações múltiplas valorizando a expressão verbal das ideias e a fluência da linguagem simbólica. Estabelecer conexões entre tópicos
  • ObjectivosObjectives
    1.Aprofundar o conhecimento matemático, nas suas aplicações didáticas, tendo em conta as atuais investigações nacionais e internacionais em educação matemática e as orientações curriculares em vigor em Portugal. 2.Conhecer e analisar práticas profissionais de promoção de aprendizagens em Matemática. 3.Analisar tarefas matemáticas, refletindo sobre as mesmas, atendendo à sua natureza de tarefas matematicamente ricas e adequadas à diversidade dos contextos de aprendizagem da Matemática 4.Reconhecer a importância das situações de ensino exploratório e das diferentes fases da sua implementação para o desenvolvimento da aprendizagem da matemática. 5.Reconhecer o papel da Matemática no desenvolvimento da literacia das crianças e adolescentes, refletida em ferramentas de compreensão do mundo.
  • BibliografiaBibliography
    Canavarro, A., Mestre, C., Gomes, D., Santos, E., Santos, L., Brunheira, L., Vicente, M., Gouveia, M., Correia, P, Marques, P, Espadeiro, R. (2021). Aprendizagens Essenciais de Matemática no Ensino Básico. ME. Portugal. NCTM (2014). Principles to actions: Ensuring mathematical success for all. Reston. VA: NCTM. Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp.11-34). Lisboa: APM. Santos, E. (2020). Coavaliação ao serviço da regulação da aprendizagem e do ensino da área do paralelogramo. In Educação e Matemática, n.º 158 (20-24). APM. Lisboa. Santos, E., & Santos, L. (2022). How Gaming and Formative Assessment Contribute to Learning Supplementary and Complementary Angles. In Lane, C. (Ed.), Handbook of Research on Acquiring 21st Century Literacy Skills Through Game-Based Learning (pp. 772-787). PA: IGI Global. DOI: 10.4018/978-1-7998-7271-9.ch039.  
  • MetodologiaMethodology
    Promovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos. (debate,  discussão, trabalhos de grupo, recurso a plataformas digitais, flipped calssroom, ..)
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    4
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não