Skip to main content

IPLUSO 16839

E-mail Marketing

Marketing Digital (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    A disciplina de Email Marketing tem como base a utilização do canal email, que pode funcionar como forma principal de comunicação com o cliente nas diferentes fases da jornada do consumidor. Esta Unidade Curricular pretende desconstruir o processo que compõe o email marketing desde a angariação de contactos/dados, até ao momento de envio de ações de email e a sua respetiva análise.
  • ProgramaProgramme
    Introdução ao E-mail Marketing Principais características e plataformas Conceitos Chave Será o email marketing apenas SPAM? Conceitos base: opt-in, opt-out, soft bounce, hard bounce. Modelos de envio. Processo de campanha. Recolha de dados: online e presencial Bases de Dados Segmentação Questões legais Tratamento de dados pessoais Estrutura das mensagens Regras para a escrita do assunto no email. Equilíbrio entre imagem e texto no conteúdo da mensagem. Personalização no conteúdo da mensagem. Técnicas de Copywriting para e-mail marketing. Estrutura de Email. Design de Email. Sistemas Email Marketing Agendamento e automatização Teste A/B. Análise de métricas. Métricas e Indicadores de Atividade Ciclo de vida
  • ObjectivosObjectives
    A disciplina aborda os pontos essenciais por detrás de uma boa campanha de e-mail marketing, nomeadamente o e-mail copywriting, anatomia de um E-mail, plataformas, métricas e indicadores de desempenho, tendo como meta o envolvimento com a marca e as conversões. No final da disciplina os alunos terão conhecimentos na utilização do email marketing como ferramenta de relacionamento, promoção e venda de um serviço ou marca, bem como a monitorizar e a aplicar estratégias de otimização de emails e das bases de dados de clientes.
  • BibliografiaBibliography
    White, C. (2014), Email Marketing Rules: A Step-by-Step Guide to the Best Practices that Power Email Marketing Success, CreateSpace Independent Publishing Platform Ryan, D. (2016). Understanding digital marketing: marketing strategies for engaging the digital generation. Kogan Page Publishers. http://blog.marketo.com/category/email-marketing https://blog.mailchimp.com/ https://www.campaignmonitor.com/blog/email-marketing/ https://www.campaignmonitor.com/resources/guides/modern-guidebook-email-marketing/
  • MetodologiaMethodology
    Réplica de processos de email marketing existentes no mercado de trabalho. 
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    3
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não