IPLUSO 15542
Educação, Cidadania e Direitos Humanos
Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
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ApresentaçãoPresentationA presente Unidade Curricular - "Educação, Cidadania e Direitos" - apresenta-se como uma área/domínio do saber integrador e transversal, centrado no desenvolvimento humano e, portanto, na Educação para a paz e os direitos humanos, na Educação para o desenvolvimento sustentável, na Educação intercultural e na Formação pessoal e social. Nesse sentido, reforça a importância da Educação para a Cidadania Global, evidenciando os direitos das crianças e dos jovens e a promoção da sua cidadania ativa nos contextos educativos e sociais.Sublinha-se a mobilização dos conhecimentos e aprendizagens dos/das alunos/as para os contextos mais alargados, dos quais fazem parte, designadamente a comunidade envolvente e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais focadas no "saber ser e estar" com os outros e com o mundo.
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ProgramaProgrammeCP1. Natureza do fenómeno da globalização: implicações culturais. CP2. Principais mudanças decorrentes do processo de globalização (políticas económicas, sociais, culturais, ambientais, etc.). CP3. A construção social e cultural da cidadania. CP4. Problemáticas sobre o contexto, conteúdo e extensão da cidadania, à luz da globalização. CP5. A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Direitos das Crianças. CP6. A hierarquia dos valores. Os valores na Constituição da República Portuguesa. CP7. Educação para a cidadania nos primeiros anos de escolaridade
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ObjectivosObjectivesOA1: Reconhecer a importância do exercício ativo da sua Cidadania Global, e do seu papel na contribuição para um mundo mais justo, solidário, equitativo e sustentável. OA2: Desenvolver estratégias e competências essenciais ao exercício pleno e ativo da cidadania, designadamente: autonomia e responsabilização; respeito e empatia pelo outro (culturas, etnias, perspetivas, opiniões...); espírito crítico e reflexivo; e resolução de problemas. OA3: Reconhecer e respeitar as diferenças e identidades múltiplas, desde cultura, língua, religiaão e género, sustentado no diálogo intercultural, na inlusão e na compreensão da diversidade. OA4: Reflectir sobre os Direitos Humanos, incluindo os direitos das crianças e dos jovens e nas estratégias educativas que podem promover e assegurar esses mesmos direitos. OA5: Refletir sobre a sua hierarquia de valores na tomada de decisões conscientes e informadas. OA6: Planear estretégias educativas que promovam o exercício da cidadania ativa na infância.
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BibliografiaBibliographyGadotti, M. (2005). A Questão da Educação Formal/Não-Formal. INSTITUT INTERNATIONAL DES DROITS DE L’ENFANT (IDE) Droit à l’éducation: Solution à Tous Les Problèmes Ou Problème sans Solution? https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5633199/mod_resource/content/1/eudcação não formal_formal_Gadotti.pdf Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro (2nd ed.). UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000124364 Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura. (2015). Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI (1st ed.). UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311 Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais. (2018). Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global. PPONGD. https://www.plataformaongd.pt/o-nosso-trabalho/areas-de-atuacao/educacao-para-o-desenvolvimento-e-a-cidadania-global
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MetodologiaMethodologyPrivilegiar-se-ão metodologias ativas e participativas, sustentadas no envolvimento e motivação dos alunos, centradas nos seus interesses e necessidades e num ambiente saudável e democrático - valores e estratégias que se procura que os alunos mobilizem para os contextos de infância. Propõe-se a construção de projetos interdisciplinares e colaborativos de grupo, a criação e a exploração de jogos didáticos, visualização de vídeos, análise de textos, imagens, notícias e problemáticas atuais, no sentido de fomentar o envolvimento e participação ativa dos alunos no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem. Promover-se-á estratégias colaborativas, sustentadas no diálogo, empatia, solidariedade, interajuda e respeito. Ter-se-á em consideração a diferenciação pedagógica, no sentido de ajustar as estratégias didático-pedagógicas utilizadas às necessidades dos alunos.
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LínguaLanguagePortuguês
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TipoTypeSemestral
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ECTS5
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NaturezaNatureObrigatório
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EstágioInternshipNão