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IPLUSO 22298

Educação para a Saúde e Primeiros Socorros

Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Para trabalhar com crianças, adolescentes e jovens, o aluno deve preparar-se construindo conhecimentos e desenvolvendo competências, que lhe permitam ser agente ativo na educação para a saúde, apto, enquanto profissional e cidadão, para promover a saúde e prevenir a doença, bem como ser capaz de responder a situações pontuais de emergência. Nesta unidade curricular, os alunos desenvolvem competências para a promoção da saúde, e aptidões para atuar com a confiança necessária, em situações de risco e de emergência, para os que estarão ao seu cuidado.
  • ProgramaProgramme
    1- Prevenção e Promoção da Saúde Saúde e doença Determinantes em saúde Política e sistema de saúde Educação para a saúde - fundamentos e desenvolvimento Papel dos profissionais na promoção da saúde Escolas promotoras de saúde e iniciativas de prevenção e promoção da saúde na escola e outros contextos Plano nacional de vacinação Higiene individual e coletiva 2- Comportamentos de Risco e Comportamentos Saudáveis Substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas) Problemas ligados ao álcool e outras adições Atividade física e hábitos saudáveis 3- Educação Sexual em meio escolar Sexualidade, reprodução e afetos Infeções sexualmente transmissíveis - IST 4- Saúde mental Crescer em segurança Violência e maus-tratos em meio escolar e em casa 5- Nutrição Alimentos e nutrientes Roda dos alimentos Alimentação saudável e equilibrada Distúrbios alimentares 6- Primeiros Socorros Noções básicas Suporte básico de vida Exame da vítima Situações de emergência mais comuns
  • ObjectivosObjectives
    Definir conceitos básicos relacionados com saúde e educação para a saúde Compreender o papel do profissional no desenvolvimento de estilos de vida saudáveis, e cultura de prevenção e promoção da saúde em contexto institucional, escolar, familiar e comunitário Explorar de forma crítica conhecimentos ligados aos conteúdos programáticos em saúde Identificar as principais áreas de intervenção na educação para a saúde, relacionando-as com necessidades e indicadores em saúde Analisar intervenções a implementar no âmbito da Educação para a Saúde, e recursos que poderão ser utilizados com este fim Identificar fatores e comportamentos promotores de saúde e qualidade de vida, e mobilizar conhecimentos dos determinantes de saúde, para a adoção de estilos de vida saudável, para os alunos desenvolverem competências a aplicar na sua futura vida profissional Reconhecer situações de emergência e atuar de acordo com a necessidade de proteção e socorro das crianças/adolescentes/jovens a seu cargo
  • BibliografiaBibliography
    Cruz Vermelha Portuguesa. (2023). Manual básico de primeiros socorros - Escola de Socorrismo Cruz Vermelha Portuguesa. 15ª ed.  Cruz Vermelha Portuguesa. Dahlgren, G., & Whitehead, M. (1991). Policies and strategies to promote social equity in health. Institute for Future Studies. Direção Geral da Educação. (2017). Referencial de Educação para a Saúde. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/referencial_educacao_saude_vf_junho2017.pdf Direção Geral da Saúde – DGS. (2024). O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS). https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/bem-vindo-ao-pnpas/ Direção Geral da Saúde, DGS, (2005). Princípios para uma alimentação saudável. https://www.aleitamentomaterno.pt/images/principios_aliment_saudavel.pdf Direção Geral da Saúde, DGS, (2015). Programa Nacional de Saúde Escolar – PNSE. https://www.arsnorte.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/3/2018/01/Programa_NSE_2015.pdf  
  • MetodologiaMethodology
    Promovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não