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IPLUSO 22298

Educação para a Saúde e Primeiros Socorros

Acompanhamento de Crianças e Jovens (T) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Quem trabalha com pessoas deve estar dotado de todas as ferramentas necessárias para intervir precocemente e prevenir a morbimortalidade. O conhecimento e a conscientização adequados sobre suporte básico de vida e ressuscitação cardiopulmonar são uma questão vital para garantir que se possam tomar as medidas necessárias para salvar vidas em casos de emergência. Espera-se que os estudantes, futuros profissionais de saúde, tenham um bom conhecimento sobre primeiros socorros, suporte básico de vida e ressuscitação cardiopulmonar. Nesta unidade curricular, os estudantes desenvolvem competências para atuar com a confiança necessária em situações de emergência.
  • ProgramaProgramme
    Descrição dos conteúdos: Primeiros Socorros Definição; O socorrista; Princípios gerais do socorrismo; Sistema Integrado de Emergência Médica Definição; Fases do sistema; Objetivos; Intervenientes; Exame da vítima Avaliação Suporte Básico de Vida; Exame primário; Suporte Básico de Vida Definição; Cadeia de Sobrevivência; Identificação de situações de PCR; Execução do algoritmo de Suporte Básico de Vida; Desfibrilhação Automática Externa; Posição Lateral de Segurança; Obstrução das vias respiratórias Reconhecimento de situação de obstrução das vias respiratórias; Obstrução parcial e total - Primeiros socorros; Situações de exceção; Enfarte Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral, Alterações Estado Consciência, Anafilaxia, Hemorragias, Intoxicação, Eletrocussão, Trauma Definição Sinais e sintomas Primeiros socorros
  • ObjectivosObjectives
    Definir uma ação de Primeiros Socorros, finalidades do socorrismo e características do socorrista. Efetuar o exame primário da vítima de forma a evitar segundo trauma ou evitar agravamento das lesões apresentadas. Prestar informações assertivas com as equipas de socorro especializado, para um correto pré-diagnóstico da situação, para ativação dos meios apropriados. Identificar precocemente uma paragem cardiorrespiratória e situações de obstrução das vias aéreas. Executar os algoritmos de Suporte Básico de Vida, usar um Desfibrilhador Automático Externo, de forma a recuperar ou manter a sobrevivência destas vítimas até à chegada dos meios de socorro adequados. Identificar situações de Enfarte Agudo do Miocárdio e AVC, e efetuar o pré-socorro, de forma a manter a vítima estável até à chegada dos meios adequados. I dentificar situações de risco eminente de vida, tais como Alterações do Estado de Consciência, Anafilaxia, Hemorragia, Intoxicação, Eletrocussão e Trauma.
  • BibliografiaBibliography
    Campbell, J. (2012). International Trauma Life Support for Emergency Care Providers. (7 ed.). th Ed. Pearson. Gonzales, L., et al. (2011). Primeiros Socorros e RCP com DAE. (1 ed.). American Heart ª Association. Groenhart, M., et al. (2011). Manual do Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa. (1ª ed.). European Resuscitation Council. Lockey, A., et al. (2011). Suporte Avançado de Vida. 1ª ed. European Resuscitation Council.  
  • MetodologiaMethodology
    Promovem-se metodologias ativas centradas na construção do conhecimento pelos alunos.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    6
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não