Skip to main content

IPLUSO 23163

Encenação da Escrita

Ilustração e Desenho (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Esta UC incide sobre a escrita como desenho e pretende consciencializar para as diferentes modalidades de escrever de modo criativo no sentido da grafia.
  • ProgramaProgramme
    O texto como forma visual: o potencial visual e comunicativo da letra e da palavra escrita na arte e design; pictograma, ideograma e caligrama; Gesto, legibilidade e ilegibilidade: o ritmo, a sequência, o movimento e o dinamismo no desenho da escrita experimental; Fusão, justaposição e simultaneidade de palavras ou conceitos na escrita; o espaço gráfico como agente estrutural; Poesia concreta, visual e experimental.  Técnicas, estilos e terminologia: Design de tipos, tipografia, caligrafia e lettering; anatomia da letra; layout e guias de composição; anatomia da letra, Estilos de escrita; Dimensão, peso, profunididade e elementos decorativos. Lettering 2D e 3D: bidimensionalidade e tridimensionalidade da forma escrita; volumetria, perspectiva e anamorfose; noções básicas e simplificadas de perspectivas paralelas ou cónicas; visibilidade e invisibilidade da palavra: Anamorfose.
  • ObjectivosObjectives
    No final do semestre espera-se que cada estudante seja capaz de: Compreender a encenação da escrita em termos históricos, teóricos e práticos. Utilizar a letra e a palavra escrita enquanto formas visuais da ilustração e comunicação visual. Identificar as componentes constitutivas da letra, empregando termos técnicos e conceitos especializados, Aplicar terminologia e conceitos tipográficos e caligráficos fundamentais. Organizar e conceber palavras escritas e imagens, a partir de conceitos ou narrativas em layouts integrados, interdependentes e criativos; Conceber um projecto autoral aplicando os conhecimentos adquiridos e experimentados em aula.
  • BibliografiaBibliography
    AUSTIN, J. L. (1975). How to do things with words. London: The Harvard University Press.  BAUDIN, F. (1989). How typography works: And why it is important. Londres: Lund Humphries. BELLON, D. (2010). Typography for the people: Hand-painted signs from around the world. HATHERLY, Ana (1992) Obra visual 1960-1990. Lisboa, CAM/Fundação Calouste Gulbenkian. HELLER, S.; ILIC, M. (2006). Handwritten: Expressive lettering in the digital age. Nova Iorque: Thame & Hudson. JEAN, G. (2000). Writing: The story of alphabets and scripts. London: Thames & Hudson. LEROI-GOURHAN, André (1964) O gesto e a palavra. 1- técnicas e linguagem. Capítulo VI – os símbolos da linguagem. Lisboa: Edições 70. LUPTON, E. (2010). Thinking with Type. Nova Iorque: Princeton Architectural Press. PATERSON, William (2018). Caligrafia fácil. 45 tutoriais para tornar-se um mestre caligrafo. S. Paulo: Edições, Gustavo Gili.
  • MetodologiaMethodology
    Nas aulas de exposição oral e visual, os alunos são estimulados a reflectir criticamente e a adquirir competências comunicativas e de argumentação sobre algumas das origens, influências, teorias, processos criativos sobre o texto como forma visual.   Coloca-se em prática os conhecimentos adquiridos através da resolução de problemas  (Hands on/problem-base learning) lançados pela docente, experimentando soluções tipográficas, compositivas e narrativas, ao mesmo tempo que se promove o desenvolvimento de soft skils como autonomia, organização, pensamento e discurso analítico, crítico e argumentativo no universo artístico. Propõe-se ainda a concepção de um projecto autoral de encenação da escrita  (project-based Learning), que coloca em prática a criatividade e autonomia artística e metodológica, no qual o estudante identifica as suas influências artísticas, adopta processos criativos específicos de um projecto específico de interligação entre texto e imagem.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    2
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não