Skip to main content

IPLUSO 19223

Enfermagem da Mulher

Enfermagem (L) (IPLUSO)
  • ApresentaçãoPresentation
    Na Unidade Currícular de Enfermagem da Mulher são abordados os processos de saúde e doença na mulher ao longo do ciclo reprodutivo. Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que visem capacitá-los para a prestação de cuidados de enfermagem à mulher com alterações do foro ginecológico, na vigilância da gravidez, identificando situações de risco, durante o parto , puerpério e nos cuidados à tríade mãe/pai/recém-nascido.
  • ProgramaProgramme
      Capítulo I - Cuidar a mulher no âmbito da ginecologia  Puberdade e adolescência  Planeamento familiar e contraceção Infertilidade Intervenção à mulher em situação de patologia ginecológica e da mama Fisiologia do ciclo reprodutivo, fecundação, implantação, embriogénese,fetogénese e desenvolvimento placentário Fisiologia da gravidez Preparação para o parto e parentalidade Capitulo II- Cuidar a mulher no trabalho de parto e parto Fisiologia do trabalho de parto e parto Parto eutócico e distócico Indução do trabalho de parto Parto pré-termo/prematuridade Capítulo III - Puerpério Puerpério normal Complicações no puerpério Aleitamento materno Exame físico à puerpera Capítulo IV - Cuidar o Recém-nascido Cuidados ao Recém-nascido: Na sala de partos O banho do Recém-nascido .Exame físico e neurológico do recém-nascido Massagem Shantala
  • ObjectivosObjectives
    Adquirir conhecimentos na área da fisiopatologia materno-fetal; Promover a saúde da mulher a vivenciar processos de saúde/doença no âmbito da saúde sexual e do planeamento familiar e no periodo pré-concepcional, em situação de aborto expontâneo e/ou situação de interrupção voluntária da gravidez oferecendo suporte emocional e favorecendo decisão esclarecida e acompanhando o seu processo físico e mental de recuperação; durante o periodo pré-natal, vigiando o desenvolvimento gestacional, identificando e monitorizando desvios à gravidez fisiológica e desvios ao padrão de adaptação à gravidez, informando e orientando sobre estilos de vida saudáveis; durante o trabalho de parto, parto e o periodo pós-natal bem como no periodo peri-menopáusico; Promover a saúde da mulher em idade fértil atuando no ambiente em que vivem e se desenvolvem, no sentido de promover a saúde sexual e reprodutiva e prevenir processos de doença.
  • BibliografiaBibliography
      Batista, M.; Marques, R.; Néné, M. (2016). Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica. 1ªed. Lisboa: Lidel. Braden, P. (2000). Enfermagem Materno-Infantil (2ª ed.). Rio de Janeiro : Reichmann & Affonso Editores. Campos, D.; Costa, F.; Silva, I. (2011).Emergências obstétricas. Lisboa : Lidel Freitas, M. (2011). Comadres e Matronas. Contributo para a História das Parteiras em Portugal (séculos XII-XIX). Loures: Lusociência. Graça, L. M. (2010). Medicina Materno-fetal. 4ª ed. Lisboa: Lidel Lowdermilk, D. ; Perry S.(2008). Enfermagem na Maternidade , 7ª ed. Loures : Lusodidacta. Ramalho, A. (2011). Trabalho de parto no hospital: a experiência de sentir-se respeitada. Coimbra : Formasau. Ramos,A.; Figueiredo,M, (2020).Enfermagem em Saúde da Criança e do Jovem. 1ªed. Lisboa. Lidel. Sequeira,A.;Pousa O.; Amaral C. (2020). Procedimentos de Enfermagem em Saúde Materna e Obstétrica. 1ºed. Lisboa: Lidel
  • MetodologiaMethodology
     Metodologia expositiva, demonstrativa e participativa.  Os estudantes são convidados a apresentar em sala de aula temáticas no âmbito da ginecologia. Será realizada em contexto de laboratório a avaliação física da puérpera e os cuidados higiene e conforto ao RN dando oportunidade aos estudantes para realizarem ambas as técnicas com supervisão do professor.
  • LínguaLanguage
    Português
  • TipoType
    Semestral
  • ECTS
    5
  • NaturezaNature
    Obrigatório
  • EstágioInternship
    Não