IPLUSO 24073
Espaço Público e Comunidade
Desenho (M) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationEsta unidade curricular proporciona fundamentos teóricos e competências práticas para a conceção e implementação de projetos artísticos em espaços públicos, com ênfase na relação com a comunidade e nos procedimentos de candidatura a iniciativas públicas de arte.
-
ProgramaProgramme1. Fundamentos teóricos: 1.1. Introdução ao Espaço Público e Arte Comunitária 1.1.1. Conceitos e definições 1.1.2. Contexto histórico 1.2. Teoria e Prática do Arte em Espaço Público 1.2.1. Tipologias de intervenções 1.2.2. Abordagens metodológicas 1.3. A Comunidade como Stakeholder 1.3.1. Avaliação das necessidades 1.3.2. Estratégias de envolvimento 2. Planeamento de Projetos Práticos: 2.1. Intervenção em Parques e Jardins: Revitalização de Espaços verdes 2.2. Arte Mural: Expressão Urbana em Grandes Escalas 2.3. Instalações Temporárias: Efemeridade e Impacto 2.4. Intervenção em Patrimónios Protegidos: Arte e História Conjugadas 2.5. Arte Pública e Sustentabilidade: Criatividade com Consciência Ecológica 2.6. Projetos Temáticos e Eventos: Arte com Propósito e Temporalidade
-
ObjectivosObjectivesEsta UC visa equipar os estudantes com conhecimentos teóricos e competências práticas artísticas para espaços públicos e envolvimento comunitário. Os objetivos específicos são: . Compreender os fundamentos teóricos sobre arte em espaços públicos e a relação com a comunidade. . Adquirir conhecimento sobre os procedimentos para a candidatura a projetos públicos de arte. . Desenvolver competências para a conceção e execução de projetos práticos em diversos contextos de espaço público. Integrar teoria e prática no desenvolvimento de projetos de arte em espaços públicos. O método pedagógico combina aulas teóricas, para introduzir os fundamentos, com aulas práticas centradas na implementação de projetos. Discussões críticas e análise de estudos de caso complementarão o ensino, e serão também fornecidas orientações sobre candidaturas a projetos públicos.
-
BibliografiaBibliography. Abreu, J. G. (2005). Arte pública e lugares de memória. Em: Ciências da Arte e do Património (I Série vol. IV, pp. 215-234). Revista da Faculdade de Letras. . Cartiere, C., e Zebracki, M. (Eds.). (2015). The everyday practice of public art: Art, space, and social inclusion. Routledge. . Kester, G. H. (2011). The one and the many: Contemporary collaborative art in a global context. Duke University Press. . Knight, C. K. (2011). Public art: Theory, practice and populism. John Wiley & Sons. . Kwon, M. (2004). One place after another: Site-specific art and locational identity. MIT press. . Lacy, S. (2008). Time in place: New genre public art a decade later. Em: The practice of public art (pp. 18-32). Routledge. . Miles, M. (2005). Art, space and the city. Routledge. . Valente, C. M. C. L. (2016). A street art no feminino: o lugar da mulher na Arte Pública. (Mestrado em Cultura e Comunicação). Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
-
MetodologiaMethodologyA abordagem pedagógica da Unidade Curricular combina aulas teóricas com aulas práticas. As aulas teóricas fornecem a estrutura conceitual e contextual. Nas aulas práticas, os estudantes aplicam esses conceitos em projetos ou estudos de caso. Discussões em grupo e análises críticas são também incorporadas para fomentar o pensamento reflexivo e permitir uma análise conjunta de diversas metodologias e práticas artísticas para espaços públicos. São abordados os processos de candidatura a projetos públicos de arte. Prevê-se que estes elementos sejam complementados com visitas de profissionais da área ou académicos especializados. No que se refere à aprendizagem, os estudantes são incentivados a realizar estudos autónomos com pesquisas adicionais. A aplicação prática dos conceitos aprendidos é realizada através do desenvolvimento de projetos próprios. Estes são posteriormente apresentados e avaliados em ambiente de sala de aula, permitindo um feedback de colegas e docentes.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS5
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipNão