IPLUSO 19574
Estágio de Ciências Biomédicas Laboratoriais I
Ciências Biomédicas Laboratoriais (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationContacto com o âmbiente laboral
-
ProgramaProgramme1.Executar as técnicas descritas nos locais de estágio conforme as valências/ procedimentos laboratoriais. 2.No âmbito da anatomia patológica, os alunos deverão realizar um estágio nas áreas de: 2.1. Histotecnologia 2.2. Citopatologia 2.3. Imunohistoquímica e Patologia Molecular 2.4. Tanatologia e Fetopatologia
-
ObjectivosObjectives¿Permitir que os conhecimentos adquiridos pelo aluno em contexto de sala de aula sejam aplicados em ambiente laboral; ¿Ser capaz de desenvolver uma atividade laboratorial de excelência, tendo em conta os aspetos técnicos, a especificidadee a ¿cultura¿ da instituição ou empresa onde se insere; ¿Desenvolver as capacidades humanas exigidas aos profissionais de saúde, aplicando os princípios éticos edeontológicos subjacentes; ¿Confrontar com a necessidade de um trabalho multidisciplinar e em equipa para o bom sucesso das organizações; ¿Promover a capacidade para responder aos desafios com inovação, criatividade e flexibilidade. ¿Identificar e conduzir corretamente a análise de um determinado produto biológico de modo a produzir com elevadaqualidade e fiabilidade dos resultados dos ensaios prescritos pelo clínico, nas áreas fulcrais do estágio das ciênciasbiomédicas. ¿Efetuar o controlo de qualidade desde a colheita de amostras aos procedimentos da rotina laboratorial.
-
BibliografiaBibliographyBancroft JD, Stevens A. (2007). Theory and Practice of Histological Techniques. (6th ed.). Edinburgh: ChurchillLivingstone. Koss L, Melamed MR. (2007). Diagnostic Cytology and its Histopathologic Bases. (5th ed.). Lippincott Williams & Wilkins. DeMay RM. (2007). Pratical Principles of Cytophatology. American Society for Clinical Pathology, Chicago. Burton J.L. & Rutty G. (2010). The Hospital Autopsy: A Manual of Fundamental Autopsy Practice. (3rd ed.). Hodder ArnoldPublication.
-
MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular os estudantes podem assumir a liderança do processo de ensino-aprendizagem. Ao conferir ao estudante este tipo de autonomia, está a ser potenciando o desenvolvimento de um sentimento de domínio sobre os diversos assuntos inerentes à prática laboratorial de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS30
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipSim