IPLUSO 19596
Estágio em Farmácia I
Farmácia (L) (IPLUSO)
-
ApresentaçãoPresentationPretende-se com esta formação prática proporcionar aos formandos o desenvolvimento de capacidades e competências na área da farmácia hospitalar; permitir a aplicação em contexto de trabalho dos conhecimentos técnicos e científicos adquiridos ao longo do curso; criar oportunidade de contactarem com a organização e a realidade empresarial com o intuito de desenvolverem hábitos de trabalho e sentido de responsabilidade. Nesta perspectiva, o estágio representa para o estudante uma experiência profissionalizante, devidamente supervisionada e orientada, em contexto real de trabalho.
-
ProgramaProgramme1. Farmacotecnia 1.1. Preparações não estéreis em Farmácia Hospitalar 1.2. Preparações estéreis (Manipulação de medicamentos citotóxicos, Nutrição parentéricas e outras preparações assépticas) 2. Distribuição de medicamentos em Farmácia Hospitalar 2.1. Distribuição tradicional de medicamentos2.2. Distribuição de medicamentos por stocks nivelados 2.3. Distribuição de medicamentos em Dose Unitária 2.4. Distribuição personalizada 2.5. Distribuição de medicamentos a doentes em regime de ambulatório 2.6. Sistemas automatizados 3. Gestão dos medicamentos e outros produtos de saúde 3.1. Aquisição, recepção e armazenamento de medicamentos e outros produtos de saúde 3.2. Controlo e garantia da qualidade 4. Sistemas informáticos na Farmácia Hospitalar
-
ObjectivosObjectivesDesenvolver e aprofundar saberes e práticas próprias da área de intervenção do Técnico de Farmácia;- Demonstrar capacidades técnico-científicas da área de farmacotecnia, distribuição e gestão do medicamento em farmácia;- Demonstrar capacidade autonomia, rigor e responsabilidade no desenvolvimento das técnicas e de trabalho eficiente;- Organizar o seu tempo e recursos disponíveis nos locais de estágio para o desenvolvimento das atividades propostas no âmbito do circuito do medicamento, revelando ascapacidades necessárias para planear, executar e verificar de forma eficaz as mesmas;- Demonstrar facilidade de comunicação, revelando saber relacionar-se com profissionais e utentes para o exercício da sua profissão;- Revelar atitudes ético-deontológicas próprias da profissão;- Demonstrar espírito empreendedor e de iniciativa, respondendo aos desafios propostos com inovação, criatividade e flexibilidade
-
BibliografiaBibliographyBermejo, T. et al. (1999). Manual del residente de farmacia hospitalaria. Madrid: Sociedad Española de Farmacia Hospitalaria. • Fred, L. Y. (2005). Manual for the Pharmacy Technicians (3rd ed.). Maryland: American Society of Health-System Pharmacists. • Davis, K. (2014). Sterile Processing for the Pharmacy Technicians. Alabama: Elsevier.• Johnston, M. (2011). Sterile Products and Aseptic Techniques for the Pharmacy Technician (2nd ed.). Pearson.
-
MetodologiaMethodologyNesta unidade curricular, recorre-se à metodologia Team-based learning (TBL), com a realização de tarefas em pequenos grupos, permitindo o desenvolvimento da capacidade de análise e aplicação dos conceitos teóricos.
-
LínguaLanguagePortuguês
-
TipoTypeSemestral
-
ECTS30
-
NaturezaNatureObrigatório
-
EstágioInternshipSim